Notícias

Banca de DEFESA: DENNIS LEITE DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DENNIS LEITE DOS SANTOS
DATA: 14/03/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Sala Virtual - Plataforma Microsoft Teams
TÍTULO:

"ABORDAGEM MULTIMODAL NA AVALIAÇÃO DA CONSOLIDAÇÃO ÓSSEA TIBIAL EM COELHOS TRATADOS COM O EXTRATO OLEOSO DE Dysphania ambrosioides: Integrando Ultrassonografia, Radiografia, Tomografia e Histopatologia"



PALAVRAS-CHAVES:

Mastruz; Cicatrização óssea; Plantas medicinais; Coelhos

 

 



PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

A utilização de plantas medicinais no tratamento de afecções ósseas, remonta às civilizações antigas. A prática, ainda hoje prevalente em diversas culturas, reflete um saber tradicional que, embora reconhecido pela população, carece de uma fundamentação científica mais sólida. Este estudo investiga a eficácia do extrato oleoso de Dysphania ambrosioides (mastruz) na promoção da consolidação óssea em coelhos, após a criação de falha óssea. O extrato foi submetido previamente a análises químicas para identificação e quantificação de seus componentes ativos, bem como testes de toxicidade para ter uma maior confiabilidade no produto terapêutico. As amostras foram divididas em grupos conforme a faixa etária (jovens e adultos), sendo que o grupo experimental recebeu 1ml do extrato oleoso a 10% e o controle 1ml de água com açúcar Avaliações do processo de cicatrização óssea foram realizadas por métodos radiográficos, ultrassonográficos e tomografias computadorizadas de forma periódicas, além de análises histológicas que foram realizadas após 30 dias de iniciado o processo. O procedimento cirúrgico consistiu na criação de um defeito ósseo na região proximal da tíbia dos coelhos. A eficácia do tratamento com o extrato foi avaliada, comparando a taxa e qualidade da consolidação óssea entre os grupos e faixas etárias, observando a segurança e viabilidade do extrato como tratamento alternativo ou complementar para a regeneração óssea. Este estudo contribui para o conhecimento científico das propriedades terapêuticas do mastruz na prática veterinária, preenchendo lacunas entre o conhecimento tradicional e a pesquisa científica.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 6847 - PORFÍRIO CANDANEDO GUERRA
Interno - 867092 - FELIPE DE JESUS MORAES JUNIOR
Interno - 6526 - JOSÉ GOMES PEREIRA
Externo ao Programa - 005.014.833-81 - LEONARDO MOREIRA DE OLIVEIRA - UEMASUL
Externo à Instituição - ROSIVALDO QUIRINO BEZERRA JUNIOR - UniVS
Notícia cadastrada em: 11/03/2024 15:39
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1