Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL LIMEIRA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL LIMEIRA FILHO
DATA: 15/03/2024
LOCAL: Sala Virtual - Plataforma Google Meet

"DIVERSIDADE DA ICTIOFAUNA MARANHENSE: CONTRIBUIÇÕES DA TAXONOMIA INTEGRATIVA COM ÊNFASE NO GÊNERO Pimelodus (SILURIFORMES: PIMELODIDAE)"

Região Neotropical, peixes de água doce, bagre

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

A região Neotropical possui a ictiofauna de água doce mais rica de todo o planeta. Contudo, a biodiversidade dos peixes está longe de ser totalmente conhecida, pois inventários simples ainda faltam ser realizados em muitos rios sul-americanos. Além disso, para uma boa parte das bacias hidrográficas informações sobre a taxonomia e sistemática de vários grupos de peixes continuam incompletas. O presente estudo realizou um inventário abrangente da ictiofauna de rios que drenam a Baixada Maranhense no estado do Maranhão e utilizou abordagens de delimitação molecular de espécies de locus único para identificar unidades taxonômicas operacionais moleculares (MOTUs) dentro de Pimelodus forncendo evidências para avaliar a riqueza de espécies em diferentes drenagens da América do Sul. O inventário identificou um total de 100 espécies de peixes representando 79 gêneros, 34 famílias e 11 ordens. Seis táxons (Potamotrygon orbignyi, Leporinus piau, Moenkhausia loweae, Serrasalmus spilopleura, Pachypops fourcroi e Peckoltia greedoi) foram considerados novos registros para uma ou mais das drenagens levantadas em comparação com os dados existentes e quatro espécies (Colossoma macropomum, Megaleporinus macrocephalus, Cichla sp. e Cichla kelberi) não são nativas. Para os dados genéticos, sequências do gene mitocondrial citocromo c oxidase I (COI) de 13 espécies nominais de Pimelodus foram analisadas resultando em 24 MOTUs de consenso. Apenas seis espécies nominais (Pimelodus albicans, P. crypticus, P. fur, P. grosskopfii, P. pohli e P. yuma) foram recuperadas como entidades moleculares bem definidas e sete (P. albofasciatus, P. argenteus, P. blochii, Pimelodus sp., P. maculatus, P. ornatus e P. pictus) apresentaram diversidade oculta ou incertezas taxonômicas. Os resultados obtidos representam um avanço importante no conhecimento da diversidade da fauna de peixes dos rios Mearim, Pericumã, Pindaré e Turiaçu, que ainda são pouco estudados e provavelmente com uma diversidade subestimada. As linhagens de Pimelodus encontradas para as ecorregiões do Parnaíba, Estuário do Amazonas e Drenagens costeiras podem representar uma diversidade de espécies muito maior que a reconhecida atualmente, contudo, uma investigação mais aprofundada é necessária para uma classificação mais definitiva.

Presidente(a) - 6443 - ELMARY DA COSTA FRAGA
Externo à Instituição - LUIS FERNANDO DA SILVA RODRIGUES-FILHO - UFRA