Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: KARUANE SATURNINO DA SILVA ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARUANE SATURNINO DA SILVA ARAÚJO
DATA: 31/01/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Virtual - Plataforma Google Meet
TÍTULO:

"BIOMARCADORES MORFOLÓGICOS DE CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL E SANIDADE DE TAMBACU (Colossoma macropomum × Piaractus mesopotamicus) DO OESTE MARANHENSE, MARANHÃO"


PALAVRAS-CHAVES:


Água, Filé de peixe, Qualidade.


PÁGINAS: 57
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

A sanidade aquícola é uma parte da defesa sanitária animal voltada para a proteção da saúde dos animais aquáticos, que se contaminados podem ser agentes de doenças e afetar os humanos. Neste sentido, torna-se imprescindível estabelecer informações que auxiliem no controle de qualidade tornando-se cada vez mais relevante a realização de estudos de biomonitoramento. Com o objetivo avaliar biomarcadores morfológicos de contaminação ambiental e sanidade de tambacu (Colossoma macropomum × Piaractus mesopotamicus) do Oeste Maranhense, Maranhão, realizou-se tal trabalho. Espécimes de tambacu foram capturadas em tanques escavados do município de Governador Edison Lobão, região oeste do estado do Maranhão (MA) e realizadas análises dos parâmetros físico-químicos, biométricas e histológicas, análises microbiológicas da água, ração e filé, parasitológica, comunidade zooplanctônica. Os resultados da avaliação biométrica mostraram que diferentes períodos de coleta não exerceram efeito significativo no peso relativo do intestino de juvenis de tambacu. Foram encontrados contaminação microbiológicas nas águas dos reservatórios, ração, filé e brânquias, acima do padrão estabelecido na legislação. Este estudo evidencia a diversidade de parasitas e demonstra que grandes infestações por parasitas podem causar prejuízos econômicos, levando os hospedeiros a morte, devido à ação patogênica desses helmintos. Os resultados sobre a ocorrência de parasitas indicam a necessidade do monitoramento da presença de parasitas em pisciculturas do oeste maranhense. Conclui-se que a qualidade da água dos tanques de cultivo exerce influência sobre a qualidade microbiológica dos peixes. Os peixes produzidos na região oeste do Maranhão necessitam de fiscalização e acompanhamento para que possam ser considerados alimentos seguros para a população.

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA MARIA GAGNEEN - UFABC
Presidente(a) - 998.593.353-20 - DIEGO CARVALHO VIANA - UEMASUL
Interno - 6242 - FRANCISCA NEIDE COSTA
Externo à Instituição - IVANEIDE DE OLIVEIRA NASCIMENTO - UEMA
Notícia cadastrada em: 19/01/2024 15:35
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1