Banca de DEFESA: AUGUSTO LEANDRO DE SOUSA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AUGUSTO LEANDRO DE SOUSA SILVA
DATA: 28/01/2024
LOCAL: Sala de Aula PPGCA/LAMP-UEMA

"BIODIVERSIDADE DE PARASITOS DE PEIXES DE IMPORTÂNCIA ECONÔMICA  COMERCIALIZADOS NA ILHA DE SÃO LUÍS-MA"

Taxonomia morfológica, Maranhão, Ictioparasitologia, biodiversidade

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

O ambiente aquático vem sofrendo sucessivas interferências antrópicas, acarretando alterações do ambiente que impactam diretamente na diversidade de espécies tanto de parasitos, quanto de seus hospedeiros. Neste contexto, os helmintos se apresentam como componentes significativos dentro de sistemas biológicos, sendo importantes agentes que regulam a abundância e a distribuição de espécies e populações hospedeiras. Esta investigação teve como objetivo caracterizar a fauna parasitária associada às principais espécies de peixes de importância econômica comercializadas nos municípios de São Luís e Matinha, estado do Maranhão através de estudos de caracterização morfológica e análise dos descritores parasitológicos para as diferentes espécies de helmintos encontrados. Os hospedeiros foram obtidos no mercado do peixe, na feira da Cidade Operária e diretamente de pescadores artesanais na Lagoa da Jansen na Ilha de São Luís, e em uma piscicultura situada no município de Matinha. Logo após a aquisição, os peixes foram acondicionados em caixas térmicas e transportados para o Laboratório do Núcleo de estudos Morfofisiológicos Avançados - NEMO, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), onde foram realizadas a identificação, biometria, necropsia e coleta dos parasitos. Foram adquiridos e analisados 236 hospedeiros, pertencentes a 35 diferentes espécies distribuídos entre as ordens Elopiformes, Perciformes, Mugiliformes, Siluriformes, Batrachoidiformes e Characiformes. As brânquias foram removidas e colocadas em frascos contendo água quente (c. 65°C) e em seguida foram agitadas vigorosamente para destacar os parasitos dos filamentos branquiais. Logo após, adicionou-se etanol absoluto até atingir a concentração aproximada de 70%, procedendo a fixação dos parasitos. Para estudo de endoparasitos, os órgãos internos foram individualizados e abertos com tesoura de ponta fina e acondicionados em fracos com etanol 70%. Esses frascos foram encaminhados ao Laboratório de Helmintos Parasitos de Peixes, Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, onde foram realizadas a coleta e identificação dos helmintos. Os parasitos foram processados de acordo com metodologia específica para cada grupo. Alguns exemplares de monogenoideos foram montados em meio Hoyer para estudo das partes esclerotizadas; outros foram corados com tricrômico de Gomori para estudo dos órgãos internos. Os nematóides foram clarificados com lactofenol ou glicerina para exame em microscópio de luz. Cestoda e Digenea foram corados com carmim alcoólico de Langeron, desidratados em série crescente de etanol, clarificados em óleo de cravo e montados em bálsamo do Canadá. Do total de peixes examinados, 229 estavam parasitados por pelo menos uma espécie de parasito, sendo coletado um total de 2.221 helmintos, dos quais 1.924 Monogenoidea pertencentes à Ameloblastella formatrium, Anacanthorus simpliciphallus, Chauhanellus hamatopeduncularoideum, Chauhanellus neotropicalis, C. susamlimae, Cosmetocleithrum akuanduba, C. bifurcum, C. brachylecis, C. leandroi, C. ludovicense, C. undulatum, C. gussevi, Diplectanocotyla megalops, Hamatopeduncularia bagre, H. cangatae, Metacamopia oligoplites, Mymarothecium sp., Probursata brasiliensis, Pseudomazocraes sulamericana, P. seleni, Pseudorhabdosynochus americanos, Rhabdosynochus hudsoni, R. rhabdosynochus, Rhamnocercus microps; 67 espécimes de Digenea: Brachyphallus parvus, Brachyphallus sp., Manteria brachyderus, Prosorhynchus sp., Stephanostomum sp., Torticaecum (Didymozoidae), Tubulovesicula lindberghi; 4 espécimes de Aspidogastrea: Lobatostoma ringens; 23 espécimes de Cestoda: Callitetrarhynchus gracilis e 203 Nematoda: Anisakidae gen. sp., Ascarophis sp., Capillaridae gen sp., Contracaecum sp., Cucullanus sp., Hysterothylacium fortalezae, Hysterothylacium sp. e Raphidascaris sp. No presente estudo é apresentada uma lista com todos os helmintos encontrados, incluindo hospedeiro e localidade tipo, prévios na América do Sul, referências e novos registros de hospedeiros e de distribuição geográfica.

Presidente(a) - 869072 - ANDREA PEREIRA DA COSTA
Externo ao Programa - 813947 - NANCYLENI PINTO CHAVES BEZERRA