Notícias

Banca de DEFESA: JOCIEL FERREIRA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOCIEL FERREIRA COSTA
DATA: 27/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Virtual - Plataforma Google Meet
TÍTULO:

"MICROPARASITOS MIXOZOÁRIOS (CNIDARIA) NA ESPÉCIE Triportheus trifurcatus Castelnau, 1855 (CHARACIFORMES: TRIPHORTHEIDAE) NA AMAZÔNIA MARANHENSE, BRASIL"



PALAVRAS-CHAVES:

Ceratomyxa emanuelensis; Myxobolus, Sudoeste maranhense; Rio Tocantins


PÁGINAS: 56
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

Os mixozoários são microparasitos com ocorrência predominante em peixese apresentam uma grande variação morfológica, bem como uma elevada diversidade de espécies, onde destacamos sua importância como causadores de doenças emergentes na região amazônica. É válido ressaltar que o potencial patogênico pode afetar o quantitativo populacional do recurso pesqueiro de uma região, o que pode interferir nas relações ecológicas e na pesca de subsistência de um determinado lugar. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo contribuir no conhecimento dos mixozoários na Amazônia Oriental. Para tanto, foram analisados 80 espécimes de peixes da espécie sardinha papuda (Triportheus trifurcatus), coletados no rio Tocantins, no município de Imperatriz – Maranhão-Brasil. Logo, com o suporte de dados morfológicos, histológicos e moleculares, foi possível verificar a presença de mixozoários no hospedeiro citado. Com uma prevalência em 5% dos espécimes de peixes analisados, foi possível registrar esporos maduros dispersos no líquido do interior da vesícula biliar, com comprimento total de 22,5±1,6 µm eespessura de 3,1±0,2 µm, com duascápsulaspolaresmedindo 1,8±0,2 µm de comprimento e 1,6±0,1 µm de largura, com filamentos polares arranjados em 3 ou 4 voltas. As topologias geradas das árvores filogenéticas a partir dos dados moleculares, validaram o status específico de C. emanuelensis n sp., tornando a segunda espécie no gênero descrita, tendo como localidade tipo o rio Tocantins, na porção oriental da Amazônia maranhense. É válido ressaltar, que o gênero Myxobolus foi encontrado no tecido cardiáco, causando uma infecção assintomática ao órgão e com base nos dados e a análise morfológica, sugere trata-se também de uma nova espécie de mixozoários. Apesar das descorbertas apresentadas, T. trifurcatus necessita de mais estudos a fim de conhecer quais os outros sítios de infecção existem nessa espécie, bem como nas outras espécies do gênero que vivem em simpatria e assim aumentar o conhecimento sobre os mixozoários na amazonia maranhense.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 869072 - ANDREA PEREIRA DA COSTA
Presidente(a) - 998.593.353-20 - DIEGO CARVALHO VIANA - UEMASUL
Externo à Instituição - JOSÉ LEDAMIR SINDEAUX NETO - UFRA
Interno - 880592 - JULIANA MARIA TRINDADE BEZERRA
Externo à Instituição - MARCELA NUNES VIDEIRA - UEAP
Notícia cadastrada em: 22/12/2023 11:58
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1