Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLA DE JESUS CASTRO BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLA DE JESUS CASTRO BRITO
DATA: 07/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Aula PPGCA/LAMP-UEMA
TÍTULO:

"Caracterização da qualidade microbiológica e físico-química e detecção de metais pesados no sururu in natura (Mytella charruana) na Costa Amazônica Maranhense"


PALAVRAS-CHAVES:

Mytella charruana, Contaminação Ambiental, Amazônia.


PÁGINAS: 117
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

A região da Amazônia Legal do Maranhão abriga áreas aquáticas diversas, em que a pesca é uma importante fonte de subsistência para a população local. No entanto, a ocupação humana intensa promove o estabelecimento de atividades econômicas, pressões antrópicas e mudanças aos ambientes estuarinos, podendo prejudicar a qualidade do pescado, em particular, os moluscos bivalves, devido sua capacidade de filtrar material em suspensão na água em que habitam. Por conseguinte, este trabalho tem como objetivo caracterizar os parâmetros químicos e microbiológicos e detectar a bioacumulação de metais pesados do molusco bivalve (Mytella charruana) na Costa amazônica do Estado do Maranhão. Para tanto, coletas foram realizadas no período de chuva e de seca, entre abril de 2022 a janeiro de 2023. Para a caracterização microbiológica da sururu in natura realizou-se a determinação do Número Mais Provável (NMP) de coliformes totais e E. coli, pesquisa de Staphylococcus sp, salmonella sp, vibrio sp e aeromonas sp, segundo a metodologia prescrita pela Instrução Normativa nº 62 de 26 de agosto de 2003, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA, 2003). Com relação às análises dos parâmetros físico-químicos foram utilizados segundo a composição centesimal dos pescados (umidade, lipídios, proteínas e cinzas) e determinado o pH. E para metais utilizou-se os métodos de FAAS - Flame Atomic Absorption Spectrometry para Cádmio, Cobalto, Cobre, Chumbo, Cromo, Manganês, Níquel e Zinco e ICPInductively Coupled Plasma para o Ferro, segundo a Instrução Normativa - IN nº 160, de 1° de julho de 2022 que estabelece os limites máximo tolerados (LMT) de contaminantes em alimentos. Os dados demonstraram a presença de microrganismos que podem causar danos à saúde humana na sururu in natura, além de altos teores de contaminação por chumbo acima do limite máximo permitido pela legislação vigente, principalmente na estação chuvosa, na Ilha do Maranhão, o que pode estar associado a água estuarinas em que estão inseridos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 6242 - FRANCISCA NEIDE COSTA
Interno - 839967 - LARISSA SARMENTO DOS SANTOS
Externo à Instituição - TALITA DA SILVA ESPÓSITO - UFMA
Notícia cadastrada em: 20/11/2023 14:43
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1