Notícias

Banca de DEFESA: CARLOS ALAILSON LICAR RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS ALAILSON LICAR RODRIGUES
DATA: 31/10/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Hibrido: Sala de Aulas-PPGCA e Plataforma Microsoft Teams
TÍTULO:

  "BIOMARCADORES BIOQUÍMICOS E GENOTÓXICOS EM POPULAÇÕES DE Kinosternon scorpioides (TESTUDINES: KINOSTERNIDAE) COMO INDICADORES DE IMPACTO AMBIENTAL EM UMA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA MARANHENSE, SÍTIO RAMSAR BRASILEIRO"


PALAVRAS-CHAVES:

Enzimas, Micronúcleo, Tartaruga-do-lodo, Maranhão.


PÁGINAS: 142
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

Kinosternon scorpioides é uma tartaruga semiaquática, de água doce, conhecida vulgarmente pelos maranhenses como “jurará” que vive em locais secos e alagados na Amazônia maranhense. Nesse contexto, no Capítulo 1 apresentamos o estado da arte sobre 3 principais biomarcadores bioquímicos e genotóxicos que podem ser utilizados numa abordagem de biomonitoramento para uma espécie do gênero Kinosternon. No presente contexto, é indicado a possibilidade de uso desse táxon como biomonitor de ambientes impactados. No Capítulo 2 visamos analisar alterações nas respostas bioquímicas de Glutationa S-Transferase e Catalase em K. scorpioides (Testudines: Kinosternidae) como biomarcadores de impacto ambiental em uma área protegida na Amazônia maranhense, Sítio Ramsar Brasileiro a partir de uma investigação em sangue de 106 espécimes de K. scorpioides oriundos de área urbana e não urbana na Amazônia maranhense, além do criadouro em diferentes estações climáticas (período chuvoso e seco). Por fim, no Capítulo 3 o objetivo foi investigar a presença de micronúcleos (MN) e outras Anormalidades Nucleares Eritrocitárias (ANE’s) em populações naturais e de cativeiro de K. scorpioides, comparando suas frequências com o ambiente, sexo e sazonalidade em uma Área de Proteção Ambiental, da Amazônia Maranhense por meio esfregaços sanguíneos e análise citológica do sangue dos animais. Face a isso, os compilados de dados trazidos nos referidos capítulos contribuem para a elucidação do conhecimento sobre a temática, além de possibilitar, por meio da efetividade dos biomarcadores, um diagnóstico preciso e seguro sobre a qualidade ambiental da APA da Baixada Maranhense, bem como da saúde de K. scorpioides, táxon utilizado como biomonitor nesta investigação.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 6503 - ALANA LISLEA DE SOUSA
Interno - 7319 - ALCINA VIEIRA DE CARVALHO NETA
Interno - 998.593.353-20 - DIEGO CARVALHO VIANA - UEMASUL
Externo ao Programa - 027.177.753-23 - DÉBORA BATISTA PINHEIRO SOUSA - UFMA
Externo ao Programa - 7323 - RAIMUNDA NONATA FORTES CARVALHO NETA
Notícia cadastrada em: 09/10/2023 16:37
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1