Banca de DEFESA: GISELY JOVITA PEREIRA

DISCENTE: GISELY JOVITA PEREIRA
DATA: 20/09/2023
LOCAL: Sala de Aula PPGCA/LAMP-UEMA

"CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA E FÍSICO-QUÍMICA E QUANTIFICAÇÃO DE METAIS NA CARNE DO SARNAMBI (Anomalocardia flexuosa, LINNAEUS, 1767) E ÁGUAS DE BANCOS NATURAIS, NA COSTA AMAZÔNICA MARANHENSE, BRASIL"

Moluscos bivalves; contaminação; microrganismos patogênicos.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

O Maranhão possui uma extensa costa litorânea, destacando-se como ponto estratégico para as atividades pesqueiras, predominantemente artesanais e de grande importância socioeconômica. A espécie Anomalocardia flexuosa (Linnaeus, 1767), conhecida popularmente por sarnambi, é um molusco bivalve encontrado predominantemente nas faixas arenosas do litoral maranhense. São animais muito apreciados, de alto valor nutritivo, fonte de alimento e renda para as populações carentes que sobrevivem da atividade de mariscagem. Com o objetivo de caracterizar a qualidade microbiológica e físico-química e quantificar metais pesados na carne do sarnambi (A. flexuosa) e na água dos bancos naturais de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar, municípios pertencentes à Costa Amazônica Maranhense, foram analisadas nos períodos chuvoso e seco, dezessete bancos naturais de extração do molusco. As amostras da carne do sarnambi foram coletadas dos bancos naturais para a pesquisa de coliformes, Salmonella spp., e Staphylococcus aureus e Aeromonas spp. Realizou-se também a quantificação dos metais Cádmio, Cobalto, Cobre, Chumbo, Cromo, Manganês, Níquel, Zinco e Ferro em amostras da carne do A. flexuosa. As amostras das águas dos locais de extração do molusco foram analisadas para a pesquisa de coliformes totais e termotolerantes, através do método do Número Mais Provável (NMP). Para a caracterização físico-química das águas coletadas verificou-se as variáveis: dureza, alcalinidade, cloreto, condutividade, sólidos totais dissolvidos, NaCl, pH, turbidez, teores de ferro, nitrito e nitrato. Os resultados das análises microbiológicas mostraram contaminação na carne do A. flexuosa por coliformes totais, termotolerantes, E. coli e S. aureus, com maiores concentrações no período chuvoso. Observou-se a presença de metais na carne do A. flexuosa, no período chuvoso foram encontradas maiores concentrações de Cu, Mn e Zn nas amostras do ponto P7, e concentrações mais elevadas de Cr e Fe em P10. Enquanto no período seco, Mn, Ni e Zn foram encontrados em maiores concentrações em P7, e concentrações mais elevadas de Cu e Fe em P9. As águas dos locais de extração do A. flexuosa apresentaram contaminações por coliformes totais e E. coli, além de características físico-químicas que influenciam no crescimento desse bivalve. Foram observadas que as variáveis condutividade, sólidos totais dissolvidos e salinidade aumentaram proporcionalmente. Nas amostras das águas analisadas encontrou-se ferro com concentrações elevadasem35% dos pontos no período chuvoso, teores elevados de nitrito em 23% dos pontos no período seco e concentrações elevadas de nitrato em 82% dos pontos nesse mesmo período sazonal. Os resultados obtidos mostram que as faixas litorâneas dos municípios visitados apresentam contaminações por microrganismos patogênicos e a consequente contaminação do A. flexuosa, contribuindo cada vez mais com a escassez desse bivalve relacionada às condições inadequadas de conservação e à contaminação ambiental. A presença de metais e outras substâncias químicas encontradas nas águas dos bancos naturais da Ilha do Maranhão podem ocasionar riscos ao ecossistema e à saúde pública, despertando também a necessidade de atenção quanto ao consumo desses moluscos pela população humana.

Externo ao Programa - 7086 - DÉBORA MARTINS SILVA SANTOS
Presidente(a) - 6242 - FRANCISCA NEIDE COSTA