Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: HUGO LEONARDO MELO DIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HUGO LEONARDO MELO DIAS
DATA: 31/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Aula PPGCA/LAMP-UEMA
TÍTULO:

"ESTUDO RETROSPECTIVO DO USO DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA COMO FERRAMENTA DIAGNÓSTICA E FACILITADORA ENTRE OS ANOS DE 2020 E 2023 EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO"


PALAVRAS-CHAVES:

Tomografia computadorizada, Clínica médica, Diagnóstico por imagem

 


PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

O exercício da Medicina Veterinária foi sancionado no final da década de 60 do século 20 e desde então várias especialidades foram surgindo como forma de lapidação da profissão no sentido do diagnóstico veterinário. O diagnóstico por imagem é uma ferramenta de suma importância quando se trata de elucidação diagnóstica, raio-X, ressonância magnética, ultrassonografia e tomografia computadorizada são os exames mais inseridos na rotina clínica, sendo a tomografia computadorizada(TC) geralmente subutilizada por desconhecimento, oferta ou custos. Objetivou-se neste trabalho perceber a utilização da TC em São Luís do Maranhão, tanto no sentido das áreas demandadas quanto seu fluxo em comparativo com a quantidade de clínicas e hospitais da cidade. Considerando-se a quantidade de tomógrafos do Estado e da Cidade, e sendo este nosso objeto de estudo, utilizou-se uma amostra de conveniência que corresponde respectivamente a 25% e 33,3%. Na amostra estudada constatou-se para o período mais de setenta TC realizadas, distribuídas em investigações ortopédicas, neurológicas e oncológicas em sua maioria, sendo as TC do crânio aproximadamente 50% deste universo, apesar de ser um número expressivo destaca-se que São Luís possui apenas três tomógrafos e mais de 150 clínicas e hospitais veterinários registrados junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária(CRMVMA), ou seja, diante de toda situação epidemiológica da cidade para doenças como leishmaniose, carcinomas e displasias coxofemoral ainda se solicita poucas TC, no quantitativo de 1278 dias analisados aqui versus a quantidade amostral de TC, tivemos uma TC a cada 16 dias aproximadamente, resultando em menos do que duas por mês. Estes resultados nos fez concluir que seja, por falta de conhecimento ou custos(hipossuficiência do tutor) a TC é subutilizada em São Luís pois a oferta existe. A prática de clínica médica precisa introduzir quando necessário a solicitação da TC pois este exame pode mudar toda história de vida daquele paciente em questão, desde um diagnóstico oncológico precoce até um melhor planejamento cirúrgico.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GERSON TAVARES PESSOA - UFPI
Externo ao Programa - 6831 - JOSÉ RIBAMAR DA SILVA JUNIOR
Presidente(a) - 866236 - MATHEUS LEVI TAJRA FEITOSA
Interno - 868500 - TIAGO BARBALHO LIMA
Notícia cadastrada em: 05/07/2023 16:50
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1