Notícias

Banca de DEFESA: BARBARA CARVALHO MARQUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BARBARA CARVALHO MARQUES
DATA: 30/06/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Virtual - Plataforma Microsoft Teams
TÍTULO:

"Desenvolvimento de Didelphis marsupialis (Linnaeus, 1758): Um olhar fenotipico e aos constituintes dos orgãos do sistema digestório"

 


PALAVRAS-CHAVES:

Anatomia, Caracterização Morfológica, Gambá.


PÁGINAS: 54
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

Comumente reconhecido como mucura, saruê ou sariguê, o Didelphis marsupialis, é um animal que desempenha importantes papéis ao meio ambiente, auxiliando na dispersão de sementes e na regulação biológica de populações. A relevância do estudo anatômico, funcional, evolutivo e filogenético dos mamíferos para estudos comparados apresenta um extenso apanhado documental, uma vez que estes contribuem para o entendimento dos hábitos biológicos de cada espécie. No entanto, pesquisas acerca da morfologia dos filhotes de marsupiais, ainda são escassas ou inexistentes. Neste contexto, objetivou-se neste estudo a descrição fenotípica e dos órgãos do sistema digestório de filhotes do gambá Didelphis marsupialis. Utilizamos 04 amostras de filhotes, oriundos de quatro fêmeas, e que em seus marsúpios tinham o número de filhotes respectivamente: 05 filhotes; 04 filhotes; 06 filhotes e 05 filhotes. De cada fêmea, utilizamos 1 filhote. O material foi proveniente do acervo do Laboratório de Anatomia Animal e Comparada – Centro de Ciências de Chapadinha/Universidade Federal do Maranhão. Todos os protocolos experimentais ocorreram de acordo com as diretrizes do CONCEA, CEUA/UFMA e ICMBio. Os espécimes tiveram seus dados biométricos obtidos quanto as dimensões e pesos, seguida da fixação em solução aquosa de formaldeído a 10% e conservados em álcool a 70%, e após, tempo mínimo de 48 horas, lavados em água corrente, e dissecados para as análises anatômicas. Após descrição fenotípica foram dessecados para completa visualização dos órgãos constituintes do sistema digestório. Como ponto importante de nossa pesquisa, notamos que o D. marsupialis teve sua estrutura corporal, como os membros, posicionada anatomicamente de forma definitiva desde a fase de desenvolvimento dos filhotes do Grupo Experimental I, apenas crescendo ao longo das fases. Observamos em nosso estudo a presença dos órgãos do sistema digestório, passíveis de identificação e em constante desenvolvimento desde o Grupo Experimental I até o Grupo IV. Esses resultados poderão ser usados para comparação entre à morfogênese de outras espécies em diferentes estágios de desenvolvimento, independentemente da duração do período de gestação, considerando a particularidades de cada espécie, sendo assim, os dados obtidos nesta pesquisa poderão ser aplicados aos estudos de ecologia, zoologia e áreas mais aplicadas dentro das Ciências Biológicas, assim como contribuirá com o estudo morfológico desta espécie. 

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 6503 - ALANA LISLEA DE SOUSA
Interno - 6501 - ANA LÚCIA ABREU SILVA
Externo à Instituição - RAFAEL CARDOSO CARVALHO - UFMA
Externo à Instituição - ROSE ELI GRASSI RICI - USP
Notícia cadastrada em: 23/06/2023 17:35
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1