Banca de DEFESA: MARCIARA LOPES SILVA

DISCENTE: MARCIARA LOPES SILVA
DATA: 16/03/2023
LOCAL: Sala Virtual - Plataforma Microsoft Teams

"Monogenoidea Parasitos de Brânquia de Duas Espécies de Peixes Dulcícolas da Bacia do Médio Rio Munim, Estado do Maranhão, Nordeste do Brasil"

Água doce, Bryconops cf. affinisCrenicichla brasiliensis, Helmintofauna, Ictiologia

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

Peixes são notavelmente sensíveis às interferências antrópicas no hábitat. Eles podem produzir diferentes respostas a esses estreses antrópicos, de cunho morfológico, molecular, fisiológico e ainda comportamental, assim como o aumento ou a redução no número de parasitos permitem interpretações de âmbito sanitário e ambiental. O presente trabalho pretende caracterizar a diversidade parasitária de Monogenoidea de duas espécies de peixes dulcícola (Bryconops cf. affinis, e Crenicichla brasiliensis Bloch, 1792), que ocorrem na bacia do médio Rio Munim. Foram coletados 64 indivíduos de cada espécie hospedeira, utilizando redes de arrasto e tarrafa em afluentes do médio Rio Munim, nos municípios Chapadinha e Anapurus, leste Maranhense, nos períodos de seca e chuvoso. Os peixes capturados foram identificados taxonomicamente no Laboratório de Sistemática e Ecologia de Organismos Aquáticos (LASEOA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Os 128 hospedeiros foram eutanasiados por secção medular, e após a sessão de todos os espasmos musculares, as brânquias foram removidas e acondicionadas em água aquecida a 70 ºC e álcool absoluto, resultando na concentração de 70%. A análise e coleta dos ectoparasitos foi realizada no Laboratório de Imunohistoquímica do LAMP na Universidade Estadual do Maranhão, e em laboratórios parceiros da UFMA. Os Monogenoidea foram obtidos com análise minuciosa dos arcos branquiais, e transferidos para lâminas contendo Hoyer para a fixação e evidenciação das estruturas esclerotizadas, assim como a aquisição de imagens microscópicas e identificação das espécies. Os parasitos pertencem a dois gêneros de Monogenoidea, onde foram identificadas três espécies: Diaphorocleidus affinis (MizelleKritsky & Crane1968), Diaphorocleidus sp., ambos parasitos de Bryconops cf. affinis; e Sciadicleithrum sp., parasito de Crenicichla brasiliensis. Bryconops cf. affinis apresentou os maiores índices de parasitismo. A ocorrência parasitária apresentou influência direta da sazonalidade, com o período chuvoso apresentando maior prevalência, abundância média, intensidade média de infestação e amplitude. A ocorrência de parasitos esteve correlacionada a temperatura (ºC) e oxigênio dissolvido (OD) no período de chuvas para as duas espécies de peixes analisadas.  No presente trabalho, D. affinis é redescrito com novos dados morfológicos e novos desenhos. Diaphorocleidus sp., difere de todas as espécies congêneres e é aqui proposta como uma nova espécie. Sciadicleithrum sp., também difere de seus congêneres, no entanto, necessita de maiores estudos para confirmação da espécie.  A bacia do rio Munim é um novo registro geográfico para D. affinis, Diaphorocleidus sp. e Sciadicleithrum sp. Portanto, considerando a escassez de estudos referentes a fauna parasitária em peixes dulcícolas de pequeno porte, e a importância da sustentabilidade da bacia do médio Rio Munim para os municípios, a presente pesquisa contribuirá com o biomonitoramento da bacia estudada.

Presidente(a) - 998.593.353-20 - DIEGO CARVALHO VIANA - UEMASUL
Interno - 6503 - ALANA LISLEA DE SOUSA