Banca de DEFESA: LETÍCIA ALMEIDA BARBOSA

DISCENTE: LETÍCIA ALMEIDA BARBOSA
DATA: 05/01/2023
LOCAL: Sala Virtual - Plataforma Mycrosoft Teems

"Biometria de três espécies de peixes da ictiofauna do médio rio Tocantins em Imperatriz, Maranhão, Brasil"

Biometria; Characiformes; Morfologia;

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
A Ictiofauna de água doce neotropical é a mais rica em espécies do mundo, é considerado o maior grupo de vertebrado existente e com maior sucesso adptativo aos ecossistemas aquáticos, além disso, o rio Tocantins está inserida na bacia Araguaia-Tocantins, considerada ainda importante para a biodiversidade neotropical com uma abundante biodiversidade. Nesse sentido, considerando também que a morfometria contribui no estudo das formas e tamanhos de indivíduos da mesma espécie e entre espécies distintas, além de estimativas numéricas serem usadas por métodos estatísticos, o estudo tem como objetivo caracterizar três espécies de peixes do médio rio Tocantins por meio de análises estatísticas. Para a construção do banco de dados foram capturadas três espécies de peixes o Triportheus angulatus, Curimata amazônica, Pellona castelnaeana por meio de rede de arrasto e rede de pesca, no qual, as malhas tinham variação de 5mm, 7mm e 36mm, também as redes foram colocadas em períodos sazonais diferentes para obter melhor resultado na diversidade de espécies. Os peixes foram coletados em trechos do rio Tocantins como Cacauzinho, Beira rio e Embiral. Logo após, os exemplares foram identificados, seguindo literatura específica, e armazenados em freezer (-20 °C) no Laboratório de Genética e Biologia Molecular - LabGeM da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Para as análises estatíticas foi utilizado o programa Microsoft Excel 2016 e o software R, e avaliadas 7 variáveis das três espécies em estudo: Comprimento Padrão (CP), Comprimento Total (CT), Cabeça (CC), Comprimento do Focinho (CF), Diâmetro do Olho (DO) e Altura (AT) e Peso (P). Foram coletados 32 indivíduos da espécie Triportheus angulatus, 42 da espécie Curimata amazônica e 43 da espécie Pellona castelnaeana e realizadas as analíses de comparação por meio da Análise de correlação de Person e Análise de regressão Linear.

Presidente(a) - 998.593.353-20 - DIEGO CARVALHO VIANA - UEMASUL
Externo à Instituição - DIVINO BRUNO DA CUNHA - UNIFESSPA