Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIARA LOPES SILVA

DISCENTE: MARCIARA LOPES SILVA
DATA: 15/12/2022
LOCAL: Sala Virtual Plataforma Microsoft Teems

"Helmintos Monogenéticos Parasitos de Brânquia de Duas Espécies de Peixes Dulcícolas de Pequeno Porte da Bacia do Alto Rio Munim, Estado do Maranhão, Nordeste do Brasil"

Água doce, Ictiologia, Monogenoidea

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

Peixes são notavelmente sensíveis às interferências no hábitat e corroboram com interpretações de âmbito sanitário e ambiental, por exemplo, produzem respostas como o aumento ou a redução do parasitismo. Mediante o exposto, este trabalho pretende caracterizar a diversidade parasitária de Monogenoidea de duas espécies de peixes dulcícola de pequeno porte (Crenicichla brasiliensis e Bryconops cf. affinis), que ocorrem na bacia do alto Rio Munim. Foram coletados 128 espécimes das espécies hospedeiras com redes de arrasto e tarrafa no curso fluvial do alto Rio Munim, nos municípios Chapadinha e Anapurus, leste Maranhense, nos períodos de seca e chuva. Os peixes capturados, foram levados ao Laboratório de Sistemática e Ecologia de Organismos Aquáticos (LASEOA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde foram identificados taxonomicamente. Os 128 hospedeiros foram eutanasiados por secção medular, e após a sessão de todos os espasmos musculares as brânquias foram removidas e acondicionadas em água aquecida a 70 ºC e álcool absoluto, resultando na concentração de 70%. A análise e coleta dos ectoparasitos foi realizada no Laboratório de Imunohistoquímica do LAMP na Universidade Estadual do Maranhão e em laboratórios parceiros da UFMA. Os Monogenoidea foram obtidos com análise minuciosa dos arcos branquiais, e transferidos para lâminas contendo Hoyer para a fixação e evidenciação das estruturas esclerotizadas, assim como a aquisição de imagens microscópicas e identificação das espécies. Os parasitas pertenceram a dois gêneros de Monogenoidae, onde foram determinadas três espécies: Diaphorocleidus sp 1. Diaphorocleidus cf. petruosusi parasitas de Bryconops cf. affinis e Sciadicleithrum sp., parasitas de Crenicichla brasiliensis. O hospedeiro Bryconops cf. affinis obteve os maiores índices de parasitismo. A ocorrência parasitária apresentou a influência direta da sazonalidade das estações, com o período chuvoso obtendo maior prevalência, abundância média, intensidade média de infestação e amplitude. A ocorrência de parasitas esteve correlacionada a temperatura (ºC) e oxigênio dissolvido (OD) no período de chuvas para as duas espécies de peixes analisadas.  Portanto, considerando a escassez de estudos referentes a fauna parasitária em peixes dulcícolas de pequeno porte e a importância da sustentabilidade da bacia do Alto Rio Munim para os municípios que a constituem, a presente pesquisa contribuirá com o biomonitoramento da bacia, com o conhecimento da diversidade e descrição de espécies parasitas Monogenoidea, assim como ampliará o novo registro de distribuição.

Presidente(a) - 998.593.353-20 - DIEGO CARVALHO VIANA - UEMASUL
Externo ao Programa - 6526 - JOSÉ GOMES PEREIRA