Banca de QUALIFICAÇÃO: LETÍCIA ALMEIDA BARBOSA

DISCENTE: LETÍCIA ALMEIDA BARBOSA
DATA: 07/11/2022
LOCAL: Sala Virtual- Plataforma Microsoft Teams

"DNA BARCODE DA ICTIOFAUNA DO RIO TOCANTINS, MARANHÃO, BRASIL"

Citocromo Oxidase I, DNA Mitocondrial; Peixe

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

A técnica do DNA barcode ainda pouco conhecida, possibilita às pesquisas científicas um amplo conhecimento da biodiversidade, assim como contribui na identificação de espécies, planos de manejo no melhoramento genético e a presença de patógenos em determinada espécie em uma população. Considerando as mudanças ocorridas no rio Tocantins, o objetivo do trabalho foi descrever a ictiofauna do médio do rio Tocantins na região Tocantina através da identificação molecular por meio da técnica da DNA barcode. Para a construção do banco de dados de tecidos, foram capturadas espécimes por meio de rede de espera além das tarrafas. Alguns exemplares foram comprados diretamente dos pescadores locais. Os exemplares foram identificados, seguindo literatura específica, e armazenados em freezer (-20 °C) no Laboratório de Genética e Biologia Molecular - LabGeM da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Para análise de identificação molecular via barcode foram utilizados até 5 exemplares de cada espécie coletada. Nesta etapa retiramos o tecido utilizando o Kit comercial DNeasy H Blood & Tissue Kit (Qiagen), seguindo orientações do fabricante e armazenamos em etanol 70%. Foi feita a extração do DNA do músculo de cada amostra de peixes, assim como das regiões de interesse, foram utilizados marcadores moleculares de 654 pb região 5' do gene Citocromo Oxidase subunidade I (COI) e 2 conjuntos de primers, Fish F1, Fish R1, para a amplificação as amostras foram isoladas por PCR (Reação em Cadeia da Polimerase), a purificação se deu com o uso da enzima ExoSAP-IT (Amersham Pharmacia Biotech Inc.), o sequenciamento usando o sequenciador automático ABI 3500 e reagentes do Kit ABI Prism TM Dye Terminator Cycle Sequencing Ready Reaction (Perkin Elmer) de acordo com as orientações do fabricante. Para as análises computacionais das sequências nucleotídicas estas foram editadas utilizando o programa BIOEDIT, alinhadas no programa Clustal W e analisadas no programa MEGA 5 para a construção de dendrogramas e verificação das divergências genética. Considerando a atual situação do Rio Tocantins este é um projeto pioneiro para região e possui grande relevância científica para as futuras gerações. Além de contribuir no presente com informações gerais sobre a ictiofauna que ainda habita o caótico rio Tocantins da região maranhense.

Presidente(a) - 998.593.353-20 - DIEGO CARVALHO VIANA - UEMASUL
Interno - 6443 - ELMARY DA COSTA FRAGA