Banca de DEFESA: CLAUBERTH CESAR ALVES CARVALHO

DISCENTE: CLAUBERTH CESAR ALVES CARVALHO
DATA: 30/08/2022
LOCAL: Hibrido - Auditório da Pós-Graduação - LAMP/UEMA e Plataforma Teams

"PESQUISA DE TRIPANOSSOMATÍDEOS EM PEQUENOS MAMÍFEROS SILVESTRES EM DUAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E NO CAMPUS PAULO VI DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO, MUNÍCIPIO DE SÃO LUÍS-MARANHÃO, BRASIL".

mamíferos silvestres, LeishmaniaTrypanosoma

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

As espécies dos gêneros Trypanosoma e Leishmania parasitam vertebrados de toda a classe de mamíferos, com ciclos de vida alternando entre vertebrados e invertebrados. No ciclo silvestre, insetos triatomíneos e dípteros hematofágos são importantes vetores desses parasitos. Considerando a importância de pequenos mamíferos silvestres como reservatórios destes parasitos, o objetivo do presente estudo foi o diagnóstico de tripanossomatídeos em nesses animais das APA do Itaqui-Bacanga, APA do Maracanã e no campus Paulo VI da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA do munícipio de São Luís-Maranhão. Foram realizadas 11 coletas, e destas, quatro foram feitas na APA do Maracanã (nos meses de janeiro, junho, setembro e dezembro de 2018); três foram na Área do Itaqui – Bacanga (nos meses de dezembro de 2020, julho de 2021 e dezembro de 2021) e quatro no campus Paulo VI da UEMA (duas no mês de maio, uma no mês de agosto e a última no mês de outubro de 2021), nas quais foram capturados 37 animais. Para captura dos animais foram utilizadas armadilhas do tipo (Shermman e Tomahawk), separadas em trilhas, além de serem distribuídas no peridomícilio na área do Itaqui-Bacanga, iscadas com diferentes atrativos. Os animais capturados foram anestesiados e alguns espécimes eutanasiados para colheita de amostras biológicas. Foram coletadas amostras de sangue (punção cardíaca ou veia caudal) de todos os animais capturados e posteriormente semeadas em meio de cultura bifásico (BAB/LIT) em duplicata por animal, totalizando 74 hemoculturas, e confeccionadas lâminas de esfregaços sanguíneos em triplicata por animal, totalizando 111 lâminas de esfregaços.  Dos animais eutanasiados, coletou-se, tecido de fígado e baço para análise molecular, e foram obtidas 82 amostras. A extração de DNA das amostras foi realizada através Kit GeneJet Genomic DNA Purification (Thermo Fisher Scientific®) e para amplificação foram utilizados os genes V7V8 de SSU rRNA, gGAPDH e o Catepsina L-like. Todos os esfregaços e hemoculturas foram negativos, contudo que na análise molecular para o gene V7V8, oito amostras foram positivas, provenientes de 6 animais, sendo (3) da espécie Didelphis marsupialis, da APA do Maracanã, e (1) Rattus rattus,  (2) Rattus sp da Área do Itaqui-Bacanga; e para o gene gGAPDH, 9 amostras foram positivas de 7 animais, sendo (3) Didelphis marsupialis (APA do Maracanã), (1) Rattus novergicus, (1) Rattus rattus e (2) Rattus sp. (APA do Itaqui-Bacanga). Não houve positividade na análise molecular utilizando o gene Catepsina L-like.  É importante dar continuidade as pesquisas em animais silvestres nessas áreas, uma vez que os resultados confirmam a presença de tripanossomatídeos, e estes em áreas endêmicas já foram apontados como reservatórios, contribuindo para manutenção do ciclo silvestre e peridomésticos desses tripanossomatídeos.

Presidente(a) - 869072 - ANDREA PEREIRA DA COSTA
Interno - 6244 - RITA DE MARIA SEABRA NOGUEIRA