Notícias

Banca de DEFESA: NATALIA LUSTOSA CAVALCANTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATALIA LUSTOSA CAVALCANTE
DATA: 18/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação - LAMP/UEMA
TÍTULO:

"Ocorrência e caracterização molecular de Mycoplasma spp. e Bartonella spp. em ruminantes na região do Baixo Parnaíba e Médio Mearim, Maranhão, Brasil".


PALAVRAS-CHAVES:

Nordeste, hemoplasma, bartonelose, biologia molecular


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

Bartonella spp. e Mycoplasma spp. são bactérias, as  mundialmente e que infectam seres humanos e animais. O Mycoplasma spp. são bactérias pequenas, gram-negativas que apresentam formato morfológico pleomórfico, localizadas na superfície dos eritrócitos e, por vezes, podem ser encontradas livres no plasma podendo se ligar à superfície dos glóbulos vermelhos de mamíferos. Por outro lado, a Bartonella spp. são caracterizadas por serem bactérias gram-negativas, de formato cocobacilar, pleomórficas, que possuem a habilidade de infectar eritrócitos e causar bacteremias intraeritrocíticas prolongadas em mamíferos. O objetivo do trabalho foi determinar a ocorrência e diversidade genética de Mycoplasma spp. e Bartonella spp. em ruminantes das regiões do Baixo Parnaíba e Médio Mearim no Maranhão. Para tal, amostras de sangue de 235 bovinos foram coletadas nos municípios de Lima Campos, Pedreiras, Trizidela do Vale, Poção de Pedras, Bernardo do Mearim e, Igarapé Grande, pertencentes à Microrregião do Médio Mearim. Por fim, amostras de sangue 161 animais, sendo 91 caprinos e 70 ovinos, foram coletadas em quatro municípios da microrregião do Baixo Parnaíba, sendo eles: Chapadinha, Anapurus, Brejo e em Mata Roma. As amostras de sangue foram submetidas à extração de DNA e ensaios moleculares foram realizados. O presente estudo demonstrou que das 235 amostras de bovinos e 161 amostras de pequenos ruminantes (91 caprinos e 70 ovinos) testados, submetidas a PCR convencional (cPCR), 7 bovinos (2,97%) e 4 (2,28%) pequenos ruminantes (3 caprinos e 1 ovino) mostraram-se positivas para Mycoplasma spp, Em contraste, não houve positividade para Bartonella spp. entre as amostras testadas para o gene nuoG, por meio da PCR em tempo real (qPCR) nas regiões trabalhadas. Tais achados contribuem para o entendimento sobre a distribuição do Mycoplasma spp. e Bartonella spp. demonstrando que não há a presença da Bartonella spp. no rebanho e estudado e há baixa ocorrência do Mycoplasma spp. em ruminantes na região do Baixo Parnaíba e Médio Mearim no Maranhão.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 7319 - ALCINA VIEIRA DE CARVALHO NETA
Interno - 6501 - ANA LÚCIA ABREU SILVA
Externo ao Programa - 6526 - JOSÉ GOMES PEREIRA
Externo ao Programa - 839967 - LARISSA SARMENTO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 12/07/2022 09:07
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1