Notícias

Banca de DEFESA: JAQUELINE FREITAS SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAQUELINE FREITAS SOUZA
DATA: 30/06/2022
HORA: 09:30
LOCAL: Sala Virtual- Plataforma Teams - UEMA
TÍTULO:

"Isolamento e perfil de resistência a antimicrobianos de estirpes de Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Salmonella sp. isoladas de amostras de produtos de origem animal provenientes de feiras e supermercados"



PALAVRAS-CHAVES:

Suscetibilidade a antimicrobianos; Alimentos de origem animal; Microrganismos patogênicos.


PÁGINAS: 81
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

O desenvolvimento acelerado de patógenos multirresistentes é muito preocupante, pois fatores já existentes, como a falta de opções terapêuticas para o tratamento de infecções causadas por bactérias resistentes e as altas taxas de mortalidade têm sido crescente. Com o  objetivo de avaliar o perfil de resistência a antimicrobianos de estirpes de Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Salmonella sp isoladas de amostras de produtos de origem animal comercializadas em São Luís, foram analisadas 86 amostras no período de 6 à 18 de setembro de 2021, divididas em 19 amostras de carne de sol, 20 amostras de carcaça e cortes de frango, 16 amostras de carne moída, 17 amostras de peixes e 14 amostras de queijos, obtidos no comércio em geral comercializados em São Luís e analisadas quanto a pesquisa de Escherichia coli; Staphylococcus aureus e Salmonella sp. e o perfil de suscetibilidade a antimicrobianos. Foi verificado que para carne de sol foi encontrado S. aureus, em um total de 16 amostras, E. coli em 5 amostras e não foi encontrado Salmonella sp. Para carcaças e cortes de frango, S. aureus estava presente em 10 amostras, E. coli em 9 amostras e Salmonella sp. em 2 amostras. Enquanto que para carne moída, obteve-se um total 11 amostras para S. aureus, 8 amostras para E. coli e nenhuma amostra para Salmonella sp. Já para peixes, S. aureus foi isolado em 5 amostras, E. coli em 8 amostras e Salmonella sp. em 2 amostras. E para as amostras de queijos, um total de 10 amostras foi encontrado S. aureus, 5 amostras, E. coli e ausência de Salmonella sp. Pelos resultados encontrados verifica-se a necessidade de uma vigilância permanente na utilização de antibióticos na medicina veterinária, bem como ações educativas sobre o uso indiscriminado de antimicrobianos no tratamento das doenças dos animais, minimizando assim os riscos de resistência antimicrobiana na saúde animal e saúde pública.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 6242 - FRANCISCA NEIDE COSTA
Externo ao Programa - 813947 - NANCYLENI PINTO CHAVES BEZERRA
Externo à Instituição - PRISCILA SOARES SABBADINI - Uniceuma
Notícia cadastrada em: 21/06/2022 16:53
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1