Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEX ARTUR MORAES CORRÊA

DISCENTE: ALEX ARTUR MORAES CORRÊA
DATA: 09/02/2022
LOCAL: Sala Virtual - Plataforma Microsoft Teams

"MEDIDAS DOS ÂNGULOS ANATÔMICOS E MECÂNICOS DO FÊMUR DE CÃES DE RAÇAS DE PEQUENO PORTE: ENSAIO ANÁTOMO- CIRURGICO"

Luxação patelar. Cães de pequeno porte. Ângulos anatômicos. Ângulos mecânicos.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

Os cães de raça de pequeno porte se caracterizam por possuir uma estatura pequena e possuir peso até 10kg. Nessas raças os membros se apresentam arqueados, a força do músculo quadríceps não coincide com o eixo da tróclea femoral, e há uma prevalência de luxação medial da patela. Apesar de se evidenciar uma maior incidência sobre a luxação medial da patela em animais de pequeno porte, existem baixos índices de informações com respeito aos ângulos anatômico e mecânico do fêmur de cães de raças de pequeno porte. Para a compreensão das afecções ortopédicas que acometem os cães de raça de pequeno porte se faz necessária a compreensão dos ângulos anatômicos articulares, que descrevem características desses animais e auxiliam na introdução de técnicas de osteotomia. Nesse sentido o presente trabalho tem como objetivo central, analisar os ângulos anatômico e mecânico do fêmur de cães de raças de pequeno porte com e sem sinais clínicos de luxação patelar. Foram analisados 28 fêmures de cães de raças de pequeno porte. A idade média dos animais avaliados foi de 6,4 anos. Foram avaliados 13 machos e 15 fêmeas. As raças avaliadas foram: 9 poodles, 6 pincher, 1 lhasa apso, 2 chiuhuahua, 1 shit tzu, 2 yorkshire, 2 spitz e 5 SRD e raças variadas atendidos no setor de Radiologia do Hospital Veterinário Universitário Edilberto Uchôa Lopes da Universidade Estadual do Maranhão (HVU-UEMA) e Laboratórios de Radiografia situados na cidade de São Luís, no período de 2020 a 2021. As mensurações dos ângulos foram realizadas através do aplicativo vPOP, e posteriormente tabuladas.  Aplicou-se análise estatística univariada, onde definiram-se: Média e desvio Padrão, para os ângulos mensurados e análise multivariada para a relação sexo e idade de acordo com a raça, onde se definiram grupos de acordo com a suas semelhanças. Para deduzir assim que as deformidades de alinhamento no fêmur é em decorrência da má distribuição das forças de articulações adjacentes desencadeando várias doenças.

Presidente(a) - 866236 - MATHEUS LEVI TAJRA FEITOSA
Externo ao Programa - 868500 - TIAGO BARBALHO LIMA