Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JAQUELINE FREITAS SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAQUELINE FREITAS SOUZA
DATA: 10/02/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Sala Virtual- Plataforma Google Meet
TÍTULO:

"Avaliação do Perfil de Resistência a Antimicrobianos de Cepas Bacterianas Isoladas de Amostras de Produtos de Origem Animal Comercializadas na Ilha de São Luís-Maranhão"


PALAVRAS-CHAVES:

 Suscetibilidade a antimicrobianos; Alimentos de origem animal; Microrganismos patogênicos;


PÁGINAS: 72
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

O desenvolvimento acelerado de patógenos multirresistentes é muito preocupante, pois fatores já existentes, como a falta de opções terapêuticas para o tratamento de infecções causadas por bactérias resistentes e as altas taxas de mortalidade têm sido crescente. Com o  objetivo de avaliar o perfil de resistência a antimicrobianos de estirpes de Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Salmonella sp isoladas de amostras de produtos de origem animal comercializados na ilha de São Luís, foram  analisadas 100 amostras de produtos de origem animal – POA, sendo 25 amostras de carne de sol e 25 de carne moída com e sem inspeção, 25 amostras de carcaça e cortes de frango, 25 amostras de peixes e 25 amostras de queijos, com e sem selo de inspeção adquiridos no comércio em geral da ilha de São Luís e analisadas quanto a pesquisa de Escherichia coli; Staphylococcus aureus e Salmonella sp. e o perfil de suscetibilidade a antimicrobianos. Foi verificado que para carne de sol foi encontrado S. aureus, em um total de 16 amostras, E. coli em 5 amostras e não foi encontrado Salmonella sp. Para carcaças e cortes de frango, S. aureus estava presente em 10 amostras, E. coli em 9 amostras e Salmonella sp. em 2 amostras. Enquanto que para carne moída, obteve-se um total 11 amostras para S. aureus, 8 amostras para E. coli e nenhuma amostra para Salmonella sp. Já para peixes, S. aureus foi achado em 5 amostras, E. coli em 8 amostras e Salmonella sp. em 2 amostras. E para as amostras de queijos, um total de 10 amostras foi encontrado S. aureus, 5 amostras, E. coli e ausência de Salmonella sp. Com os dados apresentados neste estudo, foi encontrado um alto percentual de contaminação por bactérias patogênicas nas amostras de POA. Além disso, de acordo com os resultados do perfil de suscetibilidade dos isolados, torna-se imprescindível o aumento na vigilância sobre a utilização de antibióticos na medicina veterinária, já que não existe uma fiscalização adequada quanto ao uso racional desses medicamentos, fazendo com que as empresas e os produtores prezem pela qualidade do produto.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 6242 - FRANCISCA NEIDE COSTA
Externo ao Programa - 867648 - ISABEL AZEVEDO CARVALHO
Externo ao Programa - 813947 - NANCYLENI PINTO CHAVES BEZERRA
Notícia cadastrada em: 28/01/2022 09:03
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1