Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCIELMA CHAVES SOUSA GONÇALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCIELMA CHAVES SOUSA GONÇALVES
DATA: 25/06/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Virtual - Plataforma Google Meet
TÍTULO:

"OCORRÊNCIA DE ECTOPARASITOS EM PEQUENOS MAMÍFEROS SILVESTRES NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO MARACANÃ, SÃO LUÍS, MARANHÃO"


PALAVRAS-CHAVES:

Ectoparasitas; Marsupiais; Roedores; APA Maracanã.


PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

Os ectoparasitas frequentemente encontrados infestando mamíferos silvestres pertencem ao filo Arthropoda e pertencem as ordens Phthiraptera, Siphonaptera, Mesostigmata e Ixodida. Desta forma, o estudo da interação das interfaces hospedeiros, vetor, ambiente e bioagentes patogênicos é fundamental para ajudar a entender a fauna parasitária, visto que estes organismos são transmissores de patógenos causadores de doenças em animais e humanos. Nesse estudo buscou-se realizar levantamento de espécies ectoparasitas infestando os pequenos roedores e marsupiais na Área de Proteção Ambiental do Maracanã de São Luís, Maranhão. Para isso, capturou-se marsupiais e roedores utilizando armadilhas do tipo Shermman e Tomahawk, adicionando as iscas em cada uma delas. Todas as armadilhas eram vistoriadas diariamente. Depois da captura dos Marsupiais e roedores, realizou-se uma inspeção visual para a presença de ectoparasitas, e os espécimes de ectoparasitos foram coletados com auxílio de pinças, armazenados em eppendorf com álcool 70% para posterior triagem. Foram capturados um total de 21 mamíferos não voadores, sendo estes 17 marsupiais (5 Didelphis marsupialis, 11 Monodelphis domestica, 1 Didelphis aurita e 4 roedores (3 Dasyprocta sp. e 1 não identificado). E 192 ectoparasitos foram coletados nestes hospedeiros, correspondendo a 12 pulgas, 82 piolhos, 57 carrapatos e 41 ácaros. Os ectoparasitos identificados foram Cummingsia sp.; Ixodes sp; Laelaps sp.; Rhopalopysillidae e Ctenocephalides felis felis. Os marsupiais e os roedores da Área de Proteção Ambiental do Maracanã foram encontrados infestados por pulgas, piolhos, carrapatos e ácaros. Nesse sentido, o estudo da interação parasito-hospedeiro de animais silvestres é de fundamental importância, pois ajuda nos programas de conservação e previne impactos negativos sobre a biodiversidade e a saúde pública.

 

 

  


MEMBROS DA BANCA:
Interno - null - ANDREA PEREIRA DA COSTA
Externo à Instituição - ARANNADIA BARBOSA SILVA - Uniceuma
Presidente(a) - null - FRANCISCO BORGES COSTA
Notícia cadastrada em: 21/06/2021 23:35
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1