Notícias

Banca de DEFESA: BRENO CAMPELO LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRENO CAMPELO LIMA
DATA: 16/03/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Aula da Pós-Graduação PPGCA-LAMP/UEMA
TÍTULO:

"Parâmetros ecológicos-ambientais e status populacional de especies ameaçadas: Leopardus tigrinus e Leopardus colocola no Parque Estadual do Mirador – MA"


PALAVRAS-CHAVES:

Leopardus tigrinus; Leopardus colocola; cachorros domésticos; modelos de ocupação; Viabilidade populacional; Análise de densidade populacional


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

O Brasil é considerado como um dos países de maior diversidade biológica por abrigar mais de 10% das formas viventes no planeta (MYERS et al., 2000) que estão distribuídas nos mais variados ambientes. Nesse contexto, encontra-se o Cerrado, também chamado de savana brasileira. Este bioma ocupa o ranking de segundo maior bioma brasileiro, ocupando uma área com mais 2 milhões de km², equivalente a 23% do território brasileiro (EITEN 1972, AB’SABER, 1977).

 Também reconhecido como hotspot, o Cerrado padece com um intenso processo de conversão da cobertura vegetal por atividades produtivas, tendo perdido mais de 51% da sua cobertura original. Dentre as regiões apontadas como prioritárias para conservação da biodiversidade do Cerrado, encontra-se a segunda maior Unidade de Conservação (UC) do Cerrado – o “Parque Estadual do Mirador” (PEM).

O PEM apresenta uma importância singular para conservação da biodiversidade. A despeito disso, estudos preliminares apontam uma grande riqueza dos mais variados grupos, especialmente para a mastofauna. Dados pretéritos, sugerem o PEM como uma importante UC na conservação de espécies mundialmente ameaçadas, como os felinos Leopardus tigrinus (Schreber, 1775) (gato-do-mato/gato-pintado) e Leopardus colocola (Molina, 1782) (gato-palheiro). Diante do exposto, o PEM é considerado uma das áreas mais importantes para a conservação ao nível mundial desses felinos.

Esta dissertação abordará aspectos ecológicos e conservacionistas de duas espécies de felinos ameaçados – Leopardus tigrinus e Leopardus colocola. O manuscrito foi dividido em dois capítulos.

Capítulo I - A refined population and conservation assessment of the elusive and endangered northern tiger cat (Leopardus tigrinus) in its key worldwide conservation area in Brazil

Neste capítulo é apresentado a primeira estimativa de densidade publicada para Leopardus tigrinus. Também foi realizado uma Análise de Viabilidade Populacional (PVA) e avaliado o impacto de cães domésticos na população do gato-do-mato do Parque. Adicionalmente, extrapolamos as análises de densidade para outras áreas que compõem o corredor na porção norte da Reserva da Biosfera do Cerrado.

As estimativas de densidade de gato-do-mato foram de 0,12 e 0,25 indivíduos / km² (através da análise não-espacial) ou 0,087 e 0,11 indivíduos / km² (na análise espacial), enquanto as abundâncias relativas variaram de 0,124-2,168 indivíduos/100 noites de armadilha. A população foi estimada em 522 indivíduos, o PVA estimou uma probabilidade de extinção de 0% nos próximos 100 e 1.000 anos, em cenários de surtos leves a inexistentes de doença. Ao extrapolar as análises para a Reserva da Biosfera, os resultados indicaram que a população é de aproximadamente 700 indivíduos no complexo de áreas protegidas que compõem a porção norte da Reserva da Biosfera e de 2000 a 3000 indivíduos em todo área considerada habitável pela espécie na Reserva.

Capítulo II - Of small cats and dogs: Interspecific relationships of wild and domestic carnivores in the northern savannas of Brazil

Neste capítulo abordamos a influência de variáveis ambientais e antrópicas nos mecanismos de exploração espaço-temporal dos pequenos felinos Leopardus tigrinus e Leopardus colocola no Parque Estadual do Mirador. Utilizamos Modelos Lineares Generalizados (GLM) e Modelos de Ocupação (OM) para estimar a influência das covariáveis nos padrões de uso do habitat, também extrapolamos seus efeitos para os locais amostrados. Adicionalmente, analisamos padrões de atividade para ambas as espécies.

Os registros foram obtidos entre maio de 2018 e março de 2019 com 30 armadilhas fotográficas instaladas em duas áreas dentro do parque, totalizando 4.312 armadilhas. Obtivemos uma taxa de ocupação natural de 0,23 e 0,50 para L. colocola e L. tigrinus, respectivamente. A detectabilidade de ambas as espécies foi afetada diretamente pela estrutura da vegetação, enquanto as análises de seleção de habitat mostraram que L. tigrinus evitava áreas próximas a assentamentos humanos e com alta intensidade de uso por cães domésticos; por outro lado, a seleção do habitat de L. colocola foi influenciada principalmente pela estrutura da vegetação. As espécies de gatos e os cães domésticos apresentaram um grau moderado de sobreposição temporal, enquanto houve uma segregação temporal significativa entre os dois felídeos; o maior nível de sobreposição de atividades foi observado entre L. tigrinus e Cerdocyon thous


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 9886 - TADEU GOMES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - JOÃO CARLOS LOPES COSTA - UEMA
Externo à Instituição - ADRIANI HASS - UFMA
Notícia cadastrada em: 16/03/2020 08:59
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1