Banca de DEFESA: RAYANE LEITE DOS SANTOS

DISCENTE: RAYANE LEITE DOS SANTOS
DATA: 17/01/2020
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação-PPGCA/LAMP-UEMA

"AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO LEITE, QUEIJO, IOGURTE E DA ÁGUA UTILIZADA NA ORDENHA NA BACIA LEITEIRA DE CODÓ-MA"

Análises; lácteo; micro-organismos.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Medicina Veterinária Preventiva

A atividade leiteira desempenha um papel importante no desenvolvimento socioeconômico da região de Codó-MA. Sua bacia leiteira possui um grande potencial para o desenvolvimento da pecuária leiteira moderna, pois é constituída por uma área territorial extensa, e possui clima e relevo favoráveis. Considerando a importância da pecuária leiteira para a referida região, este trabalho teve como objetivo determinar a qualidade microbiológica do leite, queijo e iogurte e da água utilizada na ordenha das vacas da bacia leiteira de Codó. Foram realizadas visitas nas vinte propriedades que fornecem leite para a usina de beneficiamento. Coletou-se quarenta amostras de leite cru e vinte de água utilizada na ordenha. Sendo que essas coletas de leite cru e água foram feitas em duas etapas para que fosse possível verificar se haveria mudança nos resultados das análises após a realização de um trabalho educativo com os ordenhadores sobre boas práticas de produção. Também foram coletadas duas amostras de leite pasteurizado, duas amostras de queijos e duas de iogurtes diretamente do laticínio. Os resultados obtidos para coliformes a 35ºC em amostras do leite cru e pasteurizado, iogurte e queijo variaram de 7.2 a >1100 NMP/ml; e para coliformes a 45º C os resultados obtidos foram de <3.0 a >1100 NMP/ml. Foi detectada a presença de Sthaphylococcus coagulase positiva em uma amostra de queijo e em 22,5% (n=9) das amostras de leite cru e ausência de Escherichia coli e Salmonella sp em 100% das amostras. Os valores obtidos para análises microbiológicas das amostras de água, utilizando o método do Colillert e Simplat, variaram de 4.1 a >2419.6 NMP/100ml para coliformes a 35ºC e >1146 NMP/100/ml para bactérias heterotróficas mesófilas em todas as amostras e 40% (n=8) das amostras apresentaram presença de Escherichia coli variando de 2.0 a 60.9/NMP/100ml. Microbiologicamente, as amostras de leite cru, leite pasteurizado, queijo e iogurte apresentaram contagens muito elevadas de coliformes a 35°C e a 45°C, que podem estar diretamente relacionados às boas práticas agropecuárias e de manipulação. Quanto à análise dos patógenos, Escherichia coli e Salmonella sp os resultados se mostraram em conformidade com a legislação vigente, que determina a ausência desses dois patógenos em alimentos. Diante desses resultados constata-se a necessidade de mais rigor com a parte higiênico-sanitária e a implantação das boas práticas agropecuárias a fim de garantir mais qualidade e segurança ao leite e aos seus derivados.

Externo à Instituição - ARLAN SILVA FREITAS - IFMA
Presidente(a) - 6059 - FRANCISCA NEIDE COSTA