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Banca de DEFESA: CHIARA MARIA FERNANDES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CHIARA MARIA FERNANDES DA SILVA
DATA: 16/05/2024
HORA: 15:00
LOCAL: A defesa será realizada presencial no Prédio de Pedagogia - CECEN
TÍTULO:

A (INTER)RELAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR COM OS RESULTADOS DO IDEB EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM PAÇO DO LUMIAR – MA


PALAVRAS-CHAVES:

gestão escolar; IDEB de Paço do Lumiar – MA; qualidade.


PÁGINAS: 166
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A pesquisa intitulada A (inter)relação da Gestão Escolar com os Resultados do IDEB em uma
escola municipal em Paço do Lumiar – MA busca responder à questão-problema: Qual é a
relação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) com as ações
realizadas pela gestão escolar no referente ao fluxo escolar e ao desempenho de alunos(as) em
uma escola no município de Paço do Lumiar – MA? O objetivo geral consiste em analisar as
relações que a gestão escolar estabelece com o IDEB, a partir de resultados de dois indicadores
utilizados para medir a qualidade da educação na escola: o fluxo escolar e as médias do
desempenho na avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Para
fundamentação teórica e compreensão do objeto de pesquisa, toma-se apoio nos(as) autores(as)
Afonso (2000, 2007, 2009), Belo e Cardoso (2013), Bonamino e Souza (2012), Dourado,
Oliveira e Santos (2007), Gatti (2013), Gomes (2016, 2017), Libâneo (2001, 2008, 2021),
Oliveira (2003), Paro (2006, 2015, 2018), Saviani (2009), além de documentos e legislações
que tratam da temática. A opção metodológica é por uma abordagem qualitativa, orientada pelo
método dialético, na perspectiva de desvelar as contradições inerentes às possíveis relações
entre gestão escolar e o índice de qualidade oficial, ancorada nos estudos de Kosik (2002). O
campo empírico da investigação é uma escola da rede pública de ensino do município Paço do
Lumiar – MA. Os resultados da pesquisa realizada revelam que o IDEB, como indicador de
qualidade da educação brasileira, exerce um papel regulador dos trabalhos desenvolvidos na
escola, que tem influenciado de forma direta e indireta nas ações da gestão escolar, e que define
metas mesmo sem levar em consideração aspectos que interferem nos resultados, a exemplo a
estrutura física da escola, a gestão escolar e a formação de professores(as), dentre outros.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 865065 - ALBIANE OLIVEIRA GOMES
Interno - 6474 - ANA LÚCIA CUNHA DUARTE
Externo à Instituição - MARIA JOSE PIRES BARROS CARDOZO - UFMA
Notícia cadastrada em: 25/04/2024 16:39
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