INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: caminhos para a avaliação participativa
Educação infantil; qualidade; avaliação participativa; formação profissional continuada.
A presente pesquisa é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE-UEMA), na linha de
pesquisa da Gestão Educacional e Escolar. A investigação apresentou como objetivo
geral analisar o processo e a dinâmica da avaliação institucional participativa a partir
dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil (2009) em uma instituição pública
de município do estado do Maranhão. A investigação parte dos diversos debates na
área educacional sobre a implantação de avaliações institucionais em creches e pré-
escolas brasileiras, com vistas a oferta de qualidade, compreendendo o processo de
participação democrática como fator essencial para a garantia de direitos das crianças
matriculadas em instituições de educação infantil. Para tanto, buscou-se compreender
em que medida as avaliações institucionais participativas podem fomentar ações e
políticas sobre a qualidade educacional ofertada. No percurso metodológico, a
pesquisa caracterizou-se como de abordagem qualitativa, do tipo exploratória, a partir
da pesquisa participante. Para a coleta de dados, utilizou-se da observação
participante no encontro de avaliação institucional e entrevistas semiestruturadas.
Como resultado das discussões e análises da investigação, propomos a realização de
um curso de formação profissional continuada voltado aos profissionais da educação
infantil do município investigado, abordando discussões sobre qualidade educacional
e a implementação de práticas de avaliação institucional, levando em consideração a
promoção de reflexões no contexto da gestão educacional como estímulo a efetivação
de políticas que visem alcançar parâmetros de qualidade voltados para a educação
da primeira infância. Deste modo, os resultados da investigação apontam para as
possibilidades de participação e envolvimento dos diversos sujeitos que compõem a
gestão da educação infantil e o processo de autoformação que se desenvolve a partir
dos apontamentos desencadeados na avaliação institucional.