Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIANNY MARIA GALVAO

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Teoria Literária

A pesquisa intitulada “Memória e infância nos contos de Ondjaki” propõe analisar a obra Os da minha rua (2007), do escritor angolano Ondjaki, e perceber como a memória se apresenta como elemento na constituição da evocação da infância pela memória. A pesquisa gira em torno da memória do personagem principal, que relembra anedotas e pequenas histórias de sua vida numa rua em Luanda. Os da minha rua (2007) é um livro que apresenta a maior parte da narrativa em voz adulta do personagem principal. O estudo objetiva fazer uma análise sobre a presença da memória na obra, na qual se buscará a relevância no processo de “ressignificação” do passado para a formação do homem. Na obra em estudo, percebe-se a evocação da memória por meio do discurso do narrador-personagem Nadlu, que recorda as lembranças da vida de criança. Ondjaki se utiliza das estratégias da narrativa literária para evocar tal memória e, assim, compartilhar com seu povo a cultura. A pesquisa é de cunho qualitativo e bibliográfico, da qual se buscará compreender como a memória atua no processo de “rememoração” da infância nos contos presentes na obra Os da minha rua (2007), bem como o uso da memória para revelar os problemas enfrentados pela Angola no pós-independência. A produção valerá da fundamentação teórica de alguns estudiosos, como Antoine Compagnon (2006), Todorov (2006), Antonio Cândido (2010), Sartre (2004), Barthes (2004), Agamben (2012), Ludmer (2014), Maurice Halbwachs (2011), entre outros. A relevância deste trabalho se dá, principalmente, pela possibilidade de esclarecimento sobre a importância da memória na “ressignificação” das nossas vivências e valores culturais, sobre a Angola no pós-independência e também pela projeção de obras, como as de Ondjaki no meio acadêmico, científico e cultural brasileiro.

Interno - 71415 - ALGEMIRA DE MACEDO MENDES
Presidente - 73338 - JOSÉ HENRIQUE DE PAULA BORRALHO