Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA BETHANIA DE FIGUEIREDO MELO

DISCENTE: MARIA BETHANIA DE FIGUEIREDO MELO
DATA: 19/06/2018
LOCAL: UEMANET

LETRAMENTO DIGITAL: implicações nos modos de ler e escrever

Tecnologias da Informação e Comunicação, letramento, multiletramentos.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Teoria Literária

A inserção das tecnologias digitais na vida cotidiana tem causado grandes e rápidas transformações na forma como as pessoas se comunicam e interagem. Uma consequência dessas transformações pode ser percebida nas práticas de leitura e de escrita com o surgimento de textos híbridos, que agregam sons, imagens, ícones, modificando, assim, a maneira como se processa a informação e se constrói significados. Além disso, as mídias em que esses textos são disponibilizados têm a tela do computador como principais suportes, requerendo conhecimentos para além do impresso. Se por um lado, observamos uma reconfiguração nos objetos de leitura, por outro, percebemos que a internet, um dos meios mais populares de comunicação, têm representado maneiras de participação e hábitos de leitura menos lineares e mais plurais. Conectados à rede, temos à nossa disposição um quantidade infinita de textos de diferentes gêneros. Nesse sentido, as tradicionais competências discursivas, como ler/escrever, falar/ouvir agora experimentam significativas modificações diante da cultura digital. Essa realidade, já tão presente na sociedade, requer, portanto, outras habilidades e traz para a escolas e seus agentes uma importante responsabilidade da formação de leitores. Não parece mais ser suficiente desenvolver um ensino restrito ao letramento das mídias impressas. As escolas, precisam preparar os estudantes também para o letramento digital.   Diante disso, verifica-se o crescente interesse pelos estudos voltados para o letramento digital e suas implicações tanto na literatura nacional quanto na internacional. Tanto interesse se justifica porque a internet trouxe diferentes formas de usar a linguagem, gerando novos gêneros, inclusive impensáveis até sua criação. Para amparar essa pesquisa, fomos buscar nas teorias de estudiosos como Lévy (1993; 2010); Kenski (2003); Castells (1999; 2005), e outros reflexões sobre as transformações trazidas pelas TIC e as mudanças que a educação tem que sofrer para acompanhar esse processo evolutivo. Analisamos, também, trabalhos que sobre hipertexto, letramentos e multiletramentos, visitando autores como Mascuschi (2010); Xavier (2010); Rojo (2012), dentre outros.  O propósito desse estudo é discutir o tema tecnologias digitais e letramento digital: implicações nos modos de ler e escrever. Para tanto, inicialmente, faremos uma retomada histórica sobre a presença das diferentes tecnologias na sociedade ao longo do tempo, assim como os impactos que essas tecnologias trazem para o contexto em que se inserem. A metodologia empregada utiliza pesquisa bibliográfica, tendo como fonte básica as produções científicas publicadas no acervo de acesso livre de banco de dados de teses e periódicos do portal de periódicos da CAPES/MEC.

Presidente - 2500569 - EMANOEL CESAR PIRES DE ASSIS
Interno - 1395516 - MARIA IRANILDE ALMEIDA COSTA