Banca de DEFESA: SAULO LOPES DE SOUSA

DISCENTE: SAULO LOPES DE SOUSA
DATA: 26/04/2018
LOCAL: SALA DE AULA DO PRÉDIO DE LETRAS

OBLIQUIDADE DO OLHAR QUE ESPIA:
Sendas do narrador em Capitu

Adaptação. Ficção televisiva. Instância narrativa. Microssérie Capitu.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Teoria Literária

No trânsito da literatura, setor verbal, para o cinema e a televisão, campos audiovisuais, uma série de questões se abre ao debate, sobretudo referente aos incursos da adaptação. Nesse sentido, esta proposta de estudo desenvolve uma análise de Capitu (2008), microssérie dirigida por Luiz Fernando Carvalho a partir do romance Dom Casmurro (1899), de Machado de Assis, a fim de se compreender o processo de figuração do narrador literário no produto televisual. Busca-se, portanto, verificar que recursos são empregados no intuito de se construir o fio narrativo da obra audiovisual. Por esse motivo, o caminho de leitura se pauta nos contributos teóricos herdados do dialogismo intertextual de Mikhail Bakhtin (2003 e 2012), Julia Kristeva (2011) e Gérard Genette (2010). Também são propostas reflexões sobre o complexo âmbito da adaptação, seus intercursos e meandros, sobretudo, pelo suporte teórico de Robert Stam (2006 e 2008) e Linda Hutcheon (2012). Trazem-se à baila, ainda, contribuições da Narratologia cinematográfica, a respeito da existência de uma instância narradora no cinema, para se poder pensar quais expedientes enunciativos são responsáveis pela comunicação da narrativa televisiva. Por fim, são analisadas cenas da microssérie no interesse de se apontar os mecanismos participantes da narração da história, bem como os sentidos produzidos, considerando-se a linguagem televisiva como multifacetada. Ao se refletir as características da narrativa de ficção televisiva no âmbito adaptativo, é possível compreender a especificidade da adaptação como um trabalho intertextual que resgata de forma criativo-interpretativa obras-fonte, além de se alagar as perspectivas teórico-analíticas que lidam com produtos ficcionais, em especial, cinema e televisão.

Interno - 8847 - GILBERTO FREIRE DE SANTANA
Presidente - 8862 - KÁTIA CARVALHO DA SILVA