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Banca de DEFESA: ARISSANDRA ANDREIA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARISSANDRA ANDREIA DOS SANTOS
DATA: 23/04/2024
HORA: 09:00
LOCAL: UEMA
TÍTULO:

MEMÓRIA E IMAGINÁRIO EM FLORES INCULTAS: O (DES)VELAR DAS IMAGENS POÉTICAS EM LUIZA AMÉLIA DE QUEIROZ


PALAVRAS-CHAVES:

Imaginário. Memória. Fenomenologia. Imagens poéticas. Luiza Amélia.


PÁGINAS: 123
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

A presente pesquisa tem por objetivo analisar as imagens poéticas presentes na produção literária de Luiza Amélia de Queiroz, na obra “Flores Incultas” (2015). Nessa perspectiva, averiguamos as imagens que constelam por meio do imaginário, visto que essa poética sentimental possui vestígios memorialísticos carregados de traços subjetivos, mas que foram construídos coletivamente. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo-interpretativo, focando na análise de dez poemas selecionados para o corpus.
A priori, buscamos identificar a maneira como o imaginário da autora é influenciado pelo contexto social no qual ela estava inserida. Diante disso, os poemas selecionados trazem temáticas variadas que traçam o perfil sentimental da autora, desde aqueles que envolvem os sentimentos telúricos da terra natal e da infância aos que perpassam a vida adulta, demonstrando a luta e a reflexão da mulher que manifesta uma postura transgressora, bem como aqueles que produzem um canto mais melancólico com o presságio da morte, isto é,
aqueles produzidos na velhice. A posteriori, à luz da fenomenologia das imagens poéticas, buscamos adentrar no fenômeno da imaginação criadora, visto que, anterior ao manusear da pena, existiu o universo onírico, o devaneio e o sonho, instâncias que são perceptíveis no poetar da escritora. Para embasamento teórico nos respaldamos na noção de trajeto antropológico, preconizado por Durand (2019) e no epistemólogo Gaston Bachelard, em suas poéticas, do devaneio (2018) e do espaço (1998). Além disso, trabalhamos com a palavra poética, nesse contexto, somamos ao trabalho as concepções de Paz (1982) e Bosi (1977). Os resultados dessa
pesquisa apontam que as condições imaginárias, memorialísticas e simbólicas são fortemente influenciadas pelos fatores socioculturais vivenciados pela autora, por isso, através do eu-lírico, podemos acessar e mapear uma série de imagens que evidenciam o (des)velar de uma constelação de imagens poéticas de cunho arquetipal, as quais as apresentamos divididas em cinco eixos no presente trabalho: a terra natal, a infância, a luta, as reflexões e o presságio da morte.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELIZETE ALBINA FERREIRA - PUC- GO
Presidente(a) - 673.830.683-00 - JOSENILDO CAMPOS BRUSSIO - UFMA
Interno - 809914 - SILVANA MARIA PANTOJA DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 08/04/2024 14:19
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