Banca de DEFESA: EVANDRO ABREU FIGUEIREDO FILHO

DISCENTE: EVANDRO ABREU FIGUEIREDO FILHO
DATA: 28/06/2022
LOCAL: UEMA

LITERATURA INFANTOJUVENIL E MEMÓRIA: uma análise das reminiscências infantis na obra Crônicas de Menino de Marcos Fábio Belo Matos

Crônicas de Menino. Memória. Memória Cultural. Lugares de Memória.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Teoria Literária

A obra Crônicas de Menino, do escritor maranhense Marcos Fábio Belo Matos, aborda, dentre outras questões, as reminiscências infantis vivenciadas pelo narrador. A narrativa apresenta-se de forma leve, bem-humorada e pode possibilitar ao leitor, tanto o público infantojuvenil quanto o adulto, a identificação com alguns dos capítulos presentes no livro. As recordações de uma criança são projetadas e servem como referências essenciais, elas se estabelecem em espaços marcados socialmente, como: a escola, a igreja, a casa e são sempre assistidas pela família, pois é por intermédio desta que as imagens são transportadas. Nesse sentido, esta dissertação tem por objetivo geral perceber os espaços de memória cultural presentes na narrativa, em quais passagens da narração esses espaços transcendem e elevam a cultura de um determinado grupo social, representado pelo escritor e suas reminiscências de infância. Nesse contexto, esta pesquisa apresenta como questão norteadora: de que maneira a obra Crônicas de Menino se constitui como um lugar de memória cultural? Para a elaboração deste constructo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica tendo por alicerce textos de egrégios teóricos ligados à memória, como: Paul Ricouer (2007), Maurice Halbwachs (2006) e Assmann (2008). Assim, este estudo torna-se relevante por mostrar que as narrativas do livro Crônicas de Menino trazem lembranças individuais, coletivas ou culturais pautadas num saudosismo em que o indivíduo entra em contato com a sua identidade cultural através dos lugares de memória, além do ineditismo da obra escolhida como objeto de pesquisa.

Interno - 7092 - ANDRÉA TERESA MARTINS LOBATO
Externo à Instituição - DIÓGENES BUENOS AIRES DE CARVALHO - UESPI