Banca de DEFESA: FILLIPHE DE ALMEIDA LEITÃO

DISCENTE: FILLIPHE DE ALMEIDA LEITÃO
DATA: 20/12/2019
LOCAL: Sala de Reunião do CECEN

Aritmética modular e suas aplicações: uma experiência de atuação no Ensino Básico

Algoritmo de Euclides, Congruência Linear, Critérios de Divisibilidade Modular, Equação Diofantinas, Teorema do Resto Chinês.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
SUBÁREA: Matemática Aplicada
ESPECIALIDADE: Matemática Discreta e Combinatória

O foco principal do trabalho é o Teorema Chinês dos Restos, apresentando os fundamentos e aplicações elementares, mostrando as utilidades do Teorema, priorizando a aplicação na Educação Básica e a importância teórica e prática para os alunos e professores que interessados num aprendizado aprofundado da Teoria dos Números. Para apresentar um melhor entendimento do Teorema Chinês dos Restos são abordados tópicos preliminares dos Números Inteiros, necessários para a construção do Teorema. As Equações Diofantinas e os Critérios de Divisibilidade são mostrados e solucionados por aplicações otimizadas das propriedades e dos resultados de Congruência. O Teorema é utilizado para resoluções de provas da OBMEP, da OBM e processos seletivos. O trabalho é um suporte para os professores e alunos que necessitam aprimorar seus estudos e pesquisas sobre os Números Inteiros e suas aplicações básicas.

Presidente(a) - 8979 - JOÃO COELHO SILVA FILHO
Notícia cadastrada em: 10/12/2019 17:27