Banca de DEFESA: WALDYR COLLARES COSTA NETO SILVA

DISCENTE: WALDYR COLLARES COSTA NETO SILVA
DATA: 16/10/2019
LOCAL: Sala de Reunião CECEN

A CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA DOS ALUNOS: uma abordagem no ensino fundamental

História da matemática. Formação da cidadania. História da Matemática no ensino fundamental.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Este trabalho tem como objeto de estudo “a contribuição da história da matemática na formação da cidadania dos alunos: uma abordagem no ensino fundamental”. O entendimento de que os saberes matemáticos a partir da história da matemática, enquanto parte do currículo da educação nacional, contribuem para o desenvolvimento dos alunos levaram a inquietações que deram origem a pesquisa. Dessa forma, a hipótese que defendemos neste estudo é investigar a contribuição da história da matemática na formação da cidadania destacando elementos que propiciem a formação cidadã do educando. Foram estabelecidos como objetivos específicos: investigar se a história da matemática é abordada no Ensino Fundamental; Investigar as filiações metodológicas dos professores na abordagem dos conteúdos de matemática e identificar na história da matemática, elementos que propiciem a formação da cidadania do educando. Teoricamente, a investigação foi embasada nos documentos que fundamentam a educação básica, tais como PCN (1997, 1998), DCN (2001), BNCC (2017) e LDB (1996) e nos autores D’Ambrósio (2012), Mendes (2001), Pitombeira (2010), Bicudo (1999), Boyer (2012), Eves (2004), Fossa (2001), Maranhão (2019), Lorenzato (2006) e Monteiro e Junior (2001). Metodologicamente, a pesquisa está inserida numa perspectiva qualitativa. A opção metodológica adotada como instrumento de coleta de dados foi a aplicação de questionários para professores e alunos. No que se refere aos resultados da pesquisa, entende-se que os professores e alunos consideram a história da matemática importante para a construção de saberes destacando-a como um elemento facilitador de aprendizagens matemáticas, pois é por meio dela que é possível fazer um resgate das origens das primeiras ideias de construção matemática até a matemática atual, além de conhecer as culturas dos povos que desenvolveram tal ciência e que isso são fatores importantes para a construção da cidadania dos educandos da educação básica, com foco nos alunos de 6º ao 9º ano.

Presidente(a) - 8730 - CELINA AMÉLIA DA SILVA
Interno - 2501245 - LUSITONIA DA SILVA LEITE