Banca de DEFESA: MARIO JOSE PEREIRA

DISCENTE: MARIO JOSE PEREIRA
DATA: 16/08/2019
LOCAL: Sala de Reunião CECEN

ESTATÍSTICA DESCRITIVA:O USO DA ENGENHARIA DIDÁTICA NO ESTUDO DE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL

Estatística. Educação Estatística. Engenharia Didática

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
SUBÁREA: Matemática Aplicada

A escola tem um papel fundamental na contribuição do desenvolvimento de competências dos alunos para um mundo do conhecimento. A Educação Estatística nesse contexto, representa um segmento do saber humano essencial para desenvolver tais capacidades. Com a evolução da Ciência de forma rápida e profunda nos últimos séculos, na educação também transformações aconteceram e, portanto, a forma de ensinar e aprender, passaram por aprimoramentos. Este estudo tem como finalidade analisar as contribuições de uma sequência didática utilizando metodologias ativas no ensino de estatística onde estabeleceu-se objetivos e os conteúdos que os alunos deveriam mobilizar para a resolução das atividades aplicada em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de São Luís – MA. O resultado do trabalho mostrou a dificuldade que os alunos ainda apresentam na interpretação e resolução de problemas que envolvem mais do que simples resoluções algébricas.

Presidente - 1530088 - RAIMUNDO JOSÉ BARBOSA BRANDÃO
Interno - 8979 - JOÃO COELHO SILVA FILHO