Banca de DEFESA: JOSE HAITO DE MOURA FILHO

DISCENTE: JOSE HAITO DE MOURA FILHO
DATA: 10/05/2019
LOCAL: Sala de Reunião CECEN

METODOLOGIAS ATIVAS: o uso de vídeo aula como ferramenta didática no ensino de matemática com alunos de escolas públicas

Metodologias Ativas. Tecnologias da Informação e Comunicação.Vídeo Aulas. Ensino de Matemática.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Este estudo teve como objetivo contribuir com a prática docente do professor de matemática no âmbito de sala de aula através da metodologia ativa: A Sala de Aula Invertida. Utilizando vídeo aula como instrumento pedagógico procuramos aplicar o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na aprendizagem em matemática na Educação Básica. Buscamos analisar as políticas públicas de formação do professor para o uso das TICs; contrapor as orientações previstas nos cursos de formação continuada com a prática docente e vericar de que modo o professor de matemática pode organizar uma prática docente com o uso do vídeo aula. Buscamos, ainda, responder a seguinte pergunta investigativa: quais as possibilidades do professor da Educação Básica utilizar o vídeo aula como instrumento didático na organização da prática pedagógica para o ensino de matemática? A investigação tem uma abordagem qualitativa com intervenção, com a utilização de metodologias ativas de cunho descritivo e interpretativo.

Presidente - 1712041 - AXEL PETER WINTERHALDER
Interno - 1712074 - ROBERTO BATISTA DOS SANTOS