Banca de DEFESA: DIWEY MONTEIRO DOS SANTOS

DISCENTE: DIWEY MONTEIRO DOS SANTOS
DATA: 26/04/2019
LOCAL: Sala de Reunião CECEN

Uma proposta de introdução ao Cálculo, como facilitador na aprendizagem Matemática.

Cálculo Diferencial e Integral, Matemática e Ensino Médio.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Esta pesquisa busca defender uma proposta de inserção de conceitos de Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Médio de tal forma que seja facilitador da aprendizagem Matemática. As dificuldades existentes com a aprendizagem do ensino de Matemática na Educação Básica como foi constatado com os resultados de avaliações externas, como a Prova Brasil, o Enem(estas são oferecidas pelo Governo Federal) e o Mais Ideb(do Governo de Estado do Maranhão). Observamos também os altos índices de reprovação nos cursos de Cálculo nos anos iniciais das universidades brasileiras, motivam o tema deste trabalho. Nossa proposta consiste em fazer a introdução dos conceitos por meio de aulas extras em forma de minicurso realizado no contra turno com alunos da 2 a e 3 a série do Ensino Médio, no Centro de Ensino Professora Maria Luiza Rodrigues de Sousa, distribuidas em 32 horas/aulas, oito módulos, durante o minicurso inicialmente será apresentado aos estudantes os conceitos básicos de Limite, Derivada e Integral, e também serão propostas atividades a serem desenvolvidas pelos alunos, que a partir dos exercícios apresentados pelo professor tenham a capacidade de formular conceitos e definições para aprimorar seu conhecimento e relacionar o mesmo com seu dia-dia. Ao final de cada módulo será aplicado um questionário para avaliar o desenvolvimento dos alunos participantes, assim através destes questionários busca-se estabelecer o nível de crescimento para fazer uma comparação sobre as concepções dos estudantes antes e depois do minicurso. A partir da análise do resultado dessa experiência, chegaremos às conclusões que corroboraram as hipóteses feitas no transcorrer do trabalho. Dentre estas conclusões, mostramos que é perfeitamente possível tratar das idéias e conceitos do Cálculo no Ensino Médio e que esta abordagem, tem o potencial não somente de diminuir os grandes índices de reprovação verificados hoje nas disciplinas de Cálculo, no nível superior de ensino, mas também o de melhorar a qualidade do ensino de matemática do próprio Ensino Médio.

Externo ao Programa - 2449098 - JOSE ANTONIO PIRES FERREIRA MARAO
Presidente - 2728848 - MARLON CESAR SANTOS OLIVEIRA