Banca de DEFESA: JALIO ARAUJO DA SILVA

DATA: 28/02/2019
LOCAL: Sala Reunião CECEN

Cálculo Diferencial e Integral: Uma Abordagem no Ensino Médio

Cálculo Diferencial e Integral, Ensino Médio.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Com a sistematização dos ingressos dos estudantes nas universidades através do ENEM, muitas escolas procuram trabalhar o tempo gasto do discente na resolução de questões. E, porque não utilizar o cálculo? Os educadores, em geral, possuem dificuldades em lidar com o cálculo, e suas diversas aplicações? Com isso, o Cálculo Diferencial e Integral, é uma ferramenta importantíssima para algumas resoluções de exercícios no âmbito da Matemática e Física. Este trabalho consiste na utilização do Cálculo Diferencial e Integral para mostrar aos alunos que é uma ferramenta otimizada em alguns casos e essencial para a vida como estudante seja secundarista ou como universitário. Utilizamos o Instituto federal do Maranhão campus Santa Inês, como o centro da pesquisa, nele foi feita uma explanação da definição de limites, derivadas e integrais com suas respectivas propriedades. Acreditamos ser possível propor melhorias sobre os benefícios da inserção do cálculo já no ensino médio. Espera-se que este trabalho estimule os educadores e educandos, sobre os desafios do ensino de forma mais significativa, e de novas abordagens no cotidianodas aulas.

Interno - 1530088 - RAIMUNDO JOSÉ BARBOSA BRANDÃO
Externo à Instituição - RAIMUNDO LUNA NERES - UFMA