Banca de DEFESA: GIULIANO EDUARDO BATISTA CUTRIM

DISCENTE: GIULIANO EDUARDO BATISTA CUTRIM
DATA: 13/02/2019
LOCAL: Sala Reunião Prédio CECEN

APLICAÇÃO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA: UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO LANÇAMENTO DE FOGUETES DE GARRAFAS PET COM ALUNOS DO 1oANO DO ENSINO MÉDIO.

Função Quadrática, Modelagem Matemática, Ensino de Matemática.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Este estudo teve por objetivo propor um método alternativo de ensino que possa facilitar o ensino-aprendizagem da Função Quadrática. A pesquisa aborda a aplicação da função quadrática modelando os fenômenos da natureza em experimentos com alunos em competições de lançamento de foguetes. A investigação quanto à sua abordagem é de natureza qualitativa por ter o ambiente natural como fonte de dados, por ter no pesquisador uma preocupação em conhecer como os fenômenos se manifestam e, ter consciência do seu papel na coleta dos dados. A metodologia utilizada foi a modelagem matemática, por se consideram uma metodologia ativa onde o aluno participa diretamente do processo, trazendo situações do cotidiano do aluno para a sala de aula. A questão de pesquisa norteadora deste estudo foi a modelagem dos fenômenos da natureza, a trajetória descrita por foguete de garrafa pet facilita a aprendizagem de Função Quadrática? Realizou-se um workshop com o propósito de desenvolver técnicas, habilidades e saberes com os alunos participantes da investigação permitindo que eles revisassem conteúdos e tivessem motivação para o estudo do objeto matemático em estudo. Durante o preparativo para o lançamento observou-se muito entusiasmo dos alunos e grande motivação. Após o experimento observou-se que o nível de compreensão do conceito de função por parte dos alunos possuía um cunho cientíco.

Presidente - 1530088 - RAIMUNDO JOSÉ BARBOSA BRANDÃO
Externo à Instituição - RAIMUNDO LUNA NERES - UFMA