Banca de DEFESA: ROGÉRIO LIMA SOUSA

DISCENTE: ROGÉRIO LIMA SOUSA
DATA: 13/02/2019
LOCAL: Sala de Reunião CECEN

UTILIZAÇÃO DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE VETORES: um experimento com alunos da 2a série do ensino médio

Vetor, registros de representações semiótica, engenharia didática.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Este trabalho tem como tema utilização dos registros de representação semiótica como instrumento didático no ensino e aprendizagem de vetores, trata-se de um experimento com alunos do 2o ano do ensino médio, onde procuramos identicar as diculdades dos mesmos referente ao tema citado, através dos registros de representação semiótica, e oferecer uma proposta didática que facilite o aprendizado. Utilizamos em aulas expositivas a teoria de Raymond Duval, aplicamos algumas atividades e exploramos as representações dos vetores em várias situações. O trabalho foi dividido em etapas, na primeira a turma foi submetida a um teste diagnóstico e após análise do mesmo constatamos a quase total ausência de conhecimento prévio sobe vetores, suas representações e propriedades. A segunda etapa consistiu de aulas expositivas onde apresentamos os vetores em termos de coordenadas denindo suas operações e apresentamos suas propriedades despertando assim o interesse dos alunos por este novo objeto. Na terceira etapa zemos a experimentação e nalmente passamos a analisar as respostas dos alunos às questões propostas dando ênfase às conversões entre os registros distintos e ao tratamento dentro de um mesmo registro o que nos permitiu identicar di- culdades e apresentar uma sequência didática que por sua vez torne o aluno protagonista do seu aprendizado. Este estudo tem uma abordagem qualitativa com embasamento na metodologia da engenharia didática. A questão que norteou este trabalho foi: como os registros de representações semiótica contribuem para o processo de ensino e aprendizagem de vetores? Após o experimento percebeu - se que os alunos que transitaram entre os diversos tipos de representações tiveram um melhor desempenho.

Presidente - 1530088 - RAIMUNDO JOSÉ BARBOSA BRANDÃO
Externo à Instituição - RAIMUNDO LUNA NERES - UFMA