Banca de DEFESA: KATARINE ARAUJO BALDEZ DE CARVALHO

DISCENTE: KATARINE ARAUJO BALDEZ DE CARVALHO
DATA: 31/10/2018
LOCAL: Sala de Reuniao Pedagogia CECEN

A Criptografia no Ensino da Matemática: aplicações para a Educação Básica.

Criptografia. Teoria dos Numeros. Aritmetica Modular.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O trabalho apresenta uma an alise do uso da Criptografia no ensino da Matematica, despertando no estudante um maior interesse pela disciplina atraves da realizaçao de atividades praticas, desenvolvidas dentro de um projeto entitulado “Desvendando Segredos”, e fazendo-se uso de algumas das mais conhecidas cifras criptograficas associadas a conteudos matematicos que sao abordados no ensino fundamental e medio. A pesquisa foi desenvolvida sobre os principais conceitos aplicados em criptografia, fatos historicos relevantes que contribuıram para o desenvolvimento da criptografia e algumas cifras criptograficas utilizadas para cifrar e decifrar uma mensagem. O metodo motiva os estudantes no apren-dizado da matem ́atica e no aprofundamento dos conteudos aplicados na sala de aula.

Presidente - 8979 - JOÃO COELHO SILVA FILHO
Externo à Instituição - RENATO FABRICIO COSTA LOBATO - UFPA