Banca de DEFESA: JOSE NAZARENO SOUSA FERREIRA

DISCENTE: JOSE NAZARENO SOUSA FERREIRA
DATA: 14/09/2018
LOCAL: Sala de Reuniao Pedagogia CECEN

O USO DO ESPAÇO FÍSICO ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA: Uma proposta de ensino aplicada em Apicum-Açu - MA

Geometria, Espaço, Escola, Ensino Médio.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
SUBÁREA: Geometria e Topologia

Em linhas gerais, este trabalho buscou demonstrar como uma abordagem diferenciada corroborou de maneira positiva com ensino aprendizagem com alunos do 3 o ano do ensino médio da turma 300 do CE Amado Joaquim no município de Apicum-Açu. Nesse contexto, procurou-se abordar tópicos da geometria utilizando figuras geométricas presentes dentro de sala de aula e em seus arredores. Para ter um arcabouço teórico foi feito uma análise bibliográfica em livros e artigos sobre a temática. Posteriormente constatou-se o perfil dos alunos da turma através de questionário e para verificar o grau de entendimento, os alunos foram submetidos a exercícios de geometria de livros didáticos. Após ter constatado o nível que os alunos se encontravam foi feito um planejamento para aula. Nessa aula os alunos foram convidados a participar ativamente na construção do conhecimento no tocante a verificação das figuras geométrica na construção de questões e na resolução das mesmas. Dessa forma, verificou-se que, de fato, uma aula ativa, que utiliza exemplos do dia-a-dia, ferramentas concretas muda olhar do discente. Portanto, esse animus em “querer aprender” muda a forma como aluno encara a geometria.

Presidente - 2449098 - JOSE ANTONIO PIRES FERREIRA MARAO
Interno - 1712074 - ROBERTO BATISTA DOS SANTOS