Banca de DEFESA: CLÉSSIO DA SILVA ARAÚJO

DISCENTE: CLÉSSIO DA SILVA ARAÚJO
DATA: 19/07/2018
LOCAL: Sala de Reunião Pedagogia CECEN

A beleza dos números e de suas propriedades: Uma abordagem histórica para o Ensino Médio.

Padrão Numérico. História dos Números. Contagem. Sequências.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O presente trabalho surgiu de uma necessidade de proporcionar aos alunos do Ensino Médio uma visão complementar dos números, a ligação que estes números têm com a natureza, a beleza que suas propriedades apresentam e o enfoque histórico que os alunos muitas vezes desconhecem. Para isso, esse trabalhado é respaldado em autores com grande reputação sobre o tema como Ian Stewart, Georges Ifrah, Malba Tahan, Howard Eves, entre outros. A obra clássica de Ifrah “Os números: a história de uma grande invenção” narra, de maneira simples e interessante, a origem dos números e como eles sofreram grandes alterações no decorrer dos séculos, até chegar nos algarismos que utilizamos hoje. Já as obras de Stewart e Malba Tahan desenvolvem temáticas extremamente fascinantes acerca da Matemática e de suas propriedades. Dividido em 4 capítulos, este trabalho tenta, de maneira inovadora, apresentar o mundo dos números como um universo simples, envolvente e essencialmente regido por padrões, reafirmando, assim, a tão célebre frase de Pitágoras de que os números governam o mundo.

Presidente - 1712074 - ROBERTO BATISTA DOS SANTOS
Interno - 1712132 - SANDRA IMACULADA MOREIRA NETO