Banca de DEFESA: ENILDO BARBOSA DAS CHAGAS SILVA

DISCENTE: ENILDO BARBOSA DAS CHAGAS SILVA
DATA: 19/04/2018
LOCAL: Sala de Reunião Prédio Pedagogia-CECEN

Aplicações do GeoGebra no ensino das Funções Polinomiais de Primeiro e Segundo Grau.

Software. GeoGebra. Ensino de matemática. Tecnologias aplicadas ao ensino.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

A pesquisa desenvolvida neste trabalho mede a capacidade de solucionar situações problemas,bem como a afinidade dos discentes com a disciplina de matemática. A aplicação do GeoGebra é utilizada como instrumento de construção didático pedagógico aos alunos de diversas subáreas de exatas, diminuindo a retenção nas disciplinas de matemática, geometria e vetores, além possibilitar um aumento na capacidade de solucionar problemas. As metodologias utilizadas são o mini curso voltado à aplicações do GeoGebra e uma monitoria. Os alunos são escolhidos aleatoriamente, oriundos das turmas dos Cursos Integrados ao Ensino Médio de uma instituição pública de ensino. Durante o mini curso aplicou-se o software ao conteúdo de Funções Polinomiais de Primeiro e Segundo Grau, enquanto outro grupo submeteu-se a uma monitoria de matemática. Ambas as atividades contaram com uma carga horária de 40 horas. Este trabalho traçou um paralelo entre discentes participantes dos dois grupos, medindo o desempenho destes alunos nas soluções dos exercícios por eles apresentadas. A pesquisa também verificou mudanças na percepção e afinidade dos alunos participantes do mini curso, no que diz respeito as aulas de Matemática.

Interno - 2449098 - JOSE ANTONIO PIRES FERREIRA MARAO
Presidente - 8979 - JOÃO COELHO SILVA FILHO