Banca de DEFESA: PAULO CESAR PEREIRA ABITIBOL

DISCENTE: PAULO CESAR PEREIRA ABITIBOL
DATA: 20/04/2018
LOCAL: Sala de Reunião Prédio Pedagogia-CECEN

RACIOCÍNIO LÓGICO-RECURSIVO: Uma proposta para resolução de problemas do Ensino Médio.

Sequências. Recorrências Lineares. Fórmula Fechada. Problemas Recursivos.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
SUBÁREA: Matemática Aplicada
ESPECIALIDADE: Matemática Discreta e Combinatória

Problemas recursivos aparecem com frequência na matemática do Ensino Médio e, em geral, os alunos apresentam sérias dificuldades de compreensão e resolução. Esse desempenho tem se repetido ao longo de anos, inclusive, na ilha de São Luís conforme constado pela experiência do autor, relatos de outros professores da área e resultados de testes externos, tais como ENEM, Prova Brasil, vestibulares e outros. O objetivo deste trabalho é propor o uso do raciocínio lógico-recursivo como meio para modelar e resolver problemas recorrentes da Matemática Básica. A construção deste trabalho deu-se por meio de pesquisa bibliográfica, onde é feito um estudo cuidadoso de vários livros e artigos que tratam de sequências e recorrências lineares, além de consultar alguns livros didáticos do ensino médio, a fim de analisar suas abordagens diante de problemas recursivos. Além de justificar a importância do tema para o ensino e aprendizagem e discorrer sobre recorrências lineares, tivemos o cuidado de selecionar problemas variados para aplicar o método proposto, mostrando que o mesmo está ao alcance do público alvo, evidenciando suas vantagens. Vale ressaltar que esta dissertação busca propor a estudantes e professores da disciplina a utilização do raciocínio lógico-recursivo por defender que este método incentiva a criatividade e a tomada de decisões em contra-posição à velha tradição de decorar fórmulas.

Presidente - 2251809 - FELIX SILVA COSTA
Interno - 8979 - JOÃO COELHO SILVA FILHO