Notícias

Banca de DEFESA: DARCIO PEREIRA DAMACENO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DARCIO PEREIRA DAMACENO
DATA: 21/02/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reunião Prédio Pedagogia-CECEN
TÍTULO:

A IMPORTANCIA DA EDUCAÇAO MATEMATICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: um  estudo com discentes de pedagogia em uma instituição privada de Paço do Lumiar – MA


PALAVRAS-CHAVES:

Matemática. Pedagogo. Series iniciais do Ensino Fundamental.


PÁGINAS: 116
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

Esta investigação teve como objetivo discutir o contexto da formação dos pedagogos para o ensino da matemática nas series do ensino fundamental, bem como pensar as metodologias educacionais e os espaços pedagógicos, considerando as demandas contemporâneas, um percurso que questiona os significados construídos pelo professor pedagogo, enquanto mediador do conhecimento matemático.  O estudo teve uma abordagem  de  natureza qualitativa, com embasamento metodológico da engenharia didática. No quadro teórico analisou-se documentos oficiais, resultados de avaliações em larga escala voltadas para os anos iniciais do ensino fundamental e autores que discorrem sobre a formação matemática do pedagogo no ensino dos anos iniciais. O estudo foi norteado pelas questões de pesquisa: Qual a percepção dos estudantes de pedagogia sobre sua formação, para o exercício da docência da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental? Quais seriam os conhecimentos matemáticos necessários a formação do pedagogo, para ensinar Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental? Os Fundamentos Teóricos- Metodológico da Matemática abordados no curso de pedagogia contribuem para uma formação do pedagogo com conhecimentos sólidos voltados para a futura pratica docente? A pesquisa mostrou que: Menos de 30% dos discentes têm plena convicção de estarem aptos a lecionar a disciplina nas séries iniciais; Os discentes de pedagogia não tinham dificuldades de realizarem soma de números naturais de até três algarismos, mas apresentaram certa dificuldade com divisão por números de até dois d´dígitos, e uma dificuldade mais acentuada quando envolvia mais de duas operações no mesmo problema; E que e generalizada nas instituições de ensino superior, responsáveis pelaa  formação  do  profissional  de  pedagogia,  a  disponibilização  de  um  currículo  com pouca ênfase no ensino da Matemática. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1530088 - RAIMUNDO JOSÉ BARBOSA BRANDÃO
Interno - 70177 - LÉLIA DE OLIVEIRA CRUZ
Externo à Instituição - MARIA RAIMUNDA CHAGAS SILVA - Uniceuma
Notícia cadastrada em: 20/02/2018 17:25
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1