Banca de DEFESA: MARLOS LUIS ROCHA MARTINS

DATA: 20/06/2023
LOCAL: A defesa será realizada remoto na Plataforma Microsoft Teams

GENERALIZAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS POR TRIEDRO TRI-RETANGULAR

Teorema de Pitágoras, Triedro Tri-retangular, Generalizações, Aplicações.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

A dissertação tem como objetivo geral apresentar diferentes demonstrações do Teorema de Pitágoras generalizado por triedro tri-retangular. Para isso, será realizado um breve contexto histórico sobre Pitágoras, Teorema de Pitágoras e sua recíproca, bem como algumas de suas demonstrações incluindo abordagens geométricas, algébricas e vetoriais. Além disso, será apresentado o triedro tri-retangular e sua relação com o teorema, assim como as generalizações e aplicações do teorema de acordo com alguns autores. Também serão apresentadas algumas generalização no espaço. É discutida a inserção da generalização do Teorema de Pitágoras na educação básica e seus benefícios para o estudante. Será apresentada a proposta da pesquisa, ou seja, será apresentada as demonstrações do Teorema de Pitágoras generalizado por triedro tri-retangular de diferentes formas. A dissertação concluirá destacando a relevância de cada uma das generalizações do teorema de Pitágoras generalizado por triedro tri-retangular, sugerindo qual é mais adequada para se trabalhar no ensino médio e qual a mais indicada para o ensino superior. As referências bibliográficas utilizadas ao longo do trabalho são apresentadas no final.

Presidente(a) - 6464 - IVANILDO SILVA ABREU
Interno - 6465 - JOÃO COELHO SILVA FILHO