Banca de DEFESA: LUIS RICARDO JOSINO SOARES

DISCENTE: LUIS RICARDO JOSINO SOARES
DATA: 31/05/2022
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)

O USO DA HOMOTETIA NO ENSINO DE FENÔMENOS ÓPTICOS

Homotetia. Geometria. Ensino de Óptica.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O ensino de matemática e física requer do professor conhecimento científico e uma boa didática, com alternativas para despertar interesse no aprendizado. A Geometria é de grande utilidade neste sentido, já que possui diversas aplicações na vida do aluno. Este trabalho tem como objetivo geral ajudar os alunos da educação básica a compreender os fenômenos ópticos de reflexão e refração através da homotetia. Os objetivos específicos são investigar como ocorrem as práticas de ensino dos fenômenos ópticos, utilizar a homotetia para o estudo da propagação da luz, propor o uso de aplicativo de geometria para o ensino de fenômenos ópticos, discutir as aplicações de óptica no cotidiano. Para isto, foi realizado levantamento em livros de matemática sobre a abordagem sobre homotetia e em livros de física sobre como é sugerido o ensino de óptica geométrica. Em seguida, foi realizado pesquisa com professores das duas disciplinas sobre o ensino de homotetia e óptica geométrica. Podemos concluir que a maioria dos professores não ensina homotetia, parte por não conhecer e outra por não ser um assunto abordado na maioria dos livros didáticos. Na formação inicial, a maioria dos professores não estudaram o assunto. A pesquisa com os alunos relaciona o interesse do aluno por matemática e física, a familiaridade deste com os assuntos propostos e a sua visão em relação a situações cotidianas. A maioria relatou dificuldade com o assunto. O aluno teve contato com uma breve explicação de cinco minutos sobre o que é homotetia e foi convidado a responder três questões. A maioria conseguiu acertar pelo menos duas questões, apesar da dificuldade inicial.

Presidente(a) - 6441 - CELINA AMÉLIA DA SILVA
Interno - 7167 - SERGIO NOLETO TURIBUS