Banca de DEFESA: JOSÉ VITOR ARAÚJO CORREA

DISCENTE: JOSÉ VITOR ARAÚJO CORREA
DATA: 31/05/2022
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)

O USO DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FUNÇÕES ELEMENTARES COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Modelagem Matemática. Ensino Aprendizagem. Sequências Didáticas. Funções Elementares

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

A Matemática é, por vezes, entendida como uma ciência muito complexa, a qual só pode ser aprendida por aqueles que possuem uma suposta pré-disposição a seu entendimento. Além disso, o ensino de Matemática pode se tornar consideravelmente teórico e enveredar para objetos de profunda abstração, sem conexões claras com a realidade do estudante, propondo-se a resolução de problemas puramente matemáticos. Porém, o “[...] ensino-aprendizagem de Matemática inicia a partir da intuição e progressivamente aproxima-se da dedução.” (HUETE E BRAVO, 2003, p 23). Assim, o caminho do aprendizado desse componente curricular pode ser percorrido por qualquer indivíduo. Além disso, entende-se que o aprendizado em Matemática “[...] precisa voltar-se para a promoção do conhecimento matemático e da habilidade de utilizá-lo. [...] significa ir além das simples resoluções de questões matemáticas, muitas vezes sem significado para o aluno [...].” (BIEMBENGUT e HEIN, 2018, p 18). Diante desses entendimentos, este trabalho foi pensado no intuito de expor a Modelagem Matemática, Tendência de Ensino da Educação Matemática, a qual se propõe, segundo Meyer, Caldeira e Malheiros (2011), confrontar o mundo real com o universo da Matemática, como a alternativa mais adequada para tornar mais eficaz e proveitoso o ensino dessa ciência na Educação Básica. Para tanto, além do estudo de escritos já mencionados, lançou-se mão da pesquisa qualitativa por meio de formulários, com profissionais da área de Matemática, sobre seu conhecimento sobre essa tendência, assim como o rendimento de seus alunos no processo de ensino-aprendizagem de Matemática, em particular com as Funções Elementares, Afim e Quadrática. Tais funções foram os objetos de conhecimento escolhidos, pelo fato de serem entendidos como ótimos temas matemáticos para serem percebidos na realidade dos indivíduos. Foi proporcionada aos pesquisados uma oportunidade de conhecer e/ou aprofundar os conhecimentos sobre a Modelagem, em um minicurso de Formação Continuada, voltado para a Tendência de Ensino em questão. Um dos produtos desse processo seria a construção de Sequências Didáticas com fulcro em Modelagem Matemática, para o Ensino das Funções Elementares já citadas. As Sequências Didáticas são, “[...] um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos [...].” (ZABALA,1998 P.18). Essa estrutura de planejamento agrega bastante valor ao ensino de Matemática ao ser aliada a Modelagem Matemática, pois as duas ferramentas se ajustam, por terem estruturas semelhantes. Os resultados da pesquisa, aliados aos estudos e a interação didática com os professores, permitiu a inferência que afirma que a Modelagem Matemática é uma ferramenta de ensino com substancial efeito positivo no processo de ensino- aprendizagem de Matemática. Mostrando-se sempre passiva de inovação e capaz de acompanhar as mudanças na sociedade, por trabalhar com situações cotidianas.

Presidente(a) - 6441 - CELINA AMÉLIA DA SILVA
Interno - 266634 - LUSITONIA DA SILVA LEITE