Banca de DEFESA: JARDEL WYLAMY MELAO DA SILVA

DATA: 31/05/2022
LOCAL: A defesa será realizada presencial no Prédio Novo da Matemática

O ASTROLÁBIO COMO FACILITADOR NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relações trigonométricas. Astrolábios. segmentos proporcionais.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Neste trabalho propõe-se a construção de um astrolábio caseiro e sua utilização como ferramenta de ensino dos conteúdos relacionados às relações trigonométricas seno, cosseno e tangente no Ensino Fundamental. Realizou-se um trabalho com os alunos do 9° ano da Escola Municipal Maria Lenir Araújo Meneses, da cidade de Barra do Corda, estado do Maranhão, onde explicou-se na prática a utilização do astrolábio. Com objetivo geral, pretende-se verificar o uso de material concreto para o ensino trigonometria, e discutir uma proposta didática que explore o uso do astrolábio caseiro no ensino das razões trigonométricas, especialmente no ensino fundamental, buscando evidenciar uma forma de abordar o assunto.

Interno - 6441 - CELINA AMÉLIA DA SILVA
Externo à Instituição - JOAO DE DEUS MENDES DA SILVA - UFMA