Banca de DEFESA: ROBERTO AMORIM SILVA

DISCENTE: ROBERTO AMORIM SILVA
DATA: 19/05/2022
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)

Congruência Modular como ferramenta para o desenvolvimento da aprendizagem de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental

Confruências modulares. Ensino Fundamental. Aplicações.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

A pesquisa objeto deste trabalho enfatiza a teoria de Congruências Modulares, expondo seus fundamentos e diversidade de aplicações no cotidiano e propondo o ensino desse conteúdo nas séries finais do ensino fundamental por sua relevância teórico-prática para o desenvolvimento do ensino de matemática. Utiliza-se a pesquisa bilbiográfica para abor- dar tópicos necessários à teoria de congruências como o conjunto dos Números Inteiros e o conteúdo de Divisibilidade. Além disso, são apresentadas aplicações de Congruências modulares em calendários, sistemas de identificação e criptografia bem como as propriedades que auxiliam na resolução mais célere de problemas. E realiza-se aplicação com alunos da rede pública de São Luís para verificar as hipóteses acerca das contribuições dateoria de congruências para essa etapa do ensino.

Interno - 6441 - CELINA AMÉLIA DA SILVA
Presidente(a) - 6465 - JOÃO COELHO SILVA FILHO