Banca de DEFESA: CLEDSON SANTOS DO NASCIMENTO

DISCENTE: CLEDSON SANTOS DO NASCIMENTO
DATA: 24/02/2022
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)

ELABORAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIAS DIDATICO PEDAGOGICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ANALÍTICA

Elaboração de Problemas. Geometria Analítica. Metodologia de Ensino.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Este trabalho aborda o tema Elaboração e Resolução de Problemas como Estratégias Didáticas pedagógicas no Ensino da Geometria Analítica. O lócus da pesquisa foi a Escola Centro de Ensino Maura Jorge de Melo em Lago da Pedra – MA. A proposição da pesquisa foi oferecer uma experiência alternativa sobre abordagem didática pedagógica no ensino da Matemática, principalmente no que concerne a prática de exercícios. A questão problematizadora que orientou esse trabalho foi: qual eficiência pedagógica da construção de problemas por parte do aluno, no processo ensino-aprendizagem? Os sujeitos da pesquisa foram 30 (trinta) alunos de duas turmas do 3º ano do ensino Médio da escola supracitada. A abordagem de pesquisa é qualitativa no viés da pesquisa-ação, pois o professor que realizou a experiência de ensino é o pesquisador. Como hipótese de início da pesquisa seria a de que as metodologias de ensino ativas podem propiciar aos alunos melhora na sua aprendizagem. O que se espera é que esta pesquisa possa contribuir com outras práticas de outros professores que, a partir da aplicação de tal estratégia de ensino da Matemática, resulte em uma melhora significativa na qualidade do ensino, bem como sua utilização no desenvolvimento criativo e crítico dos alunos, tornando os protagonistas do processo de aprendizagem. A construção e a resolução de problemas pelos discentes permitiu uma avaliação positiva do desempenho destes por meio das metodologias aplicadas entre duas turmas. O levantamento bibliográfico permitiu esclarecer, embasar o estudo de caso realizado. A análise dos resultados obtidos permitiu aferir que quando os alunos elaboram problemas de dado conteúdo há um ganho de entendimento do mesmo, bem como um maior interesse nas aplicações da matemática.

Presidente(a) - 266634 - LUSITONIA DA SILVA LEITE
Interno - 7167 - SERGIO NOLETO TURIBUS