Notícias

Banca de DEFESA: LEONARDO FURTADO COQUEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONARDO FURTADO COQUEIRO
DATA: 23/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: A defesa será realizada ao público via conferência (transmissão Plataforma Microsoft TEAMS)
TÍTULO:

A MATEMÁTICA E O USO DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM 

Link da defesa: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_NTYwYTlhY2UtYjcxMy00ZjY1LTkyMDQtYzlkOThiMGRjMGY3%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%22da61127b-8832-41cf-978c-59185b848b98%22%2c%22Oid%22%3a%2217056771-4484-4e60-b80b-bbfa048cf2a7%22%7d


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática. Tecnologias Digitais. Khan Academy.


PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

As Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação tiveram avanços significativos nos durante os últimos anos, o surgimento de internet com maior velocidade, computadores modernos e celulares de última geração descentralizaram o acesso à informação, desafiando a comunidade escolar inserir tais tecnologias ao ensino, agregando valor e conhecimento ao processo ensino-aprendizagem. Com isso, o professor foi desafiado a inovar e trabalhar essas ferramentas nas aulas, focando na matemática, que teoricamente é uma disciplina taxada como engessada e exata, introduzir recursos audiovisuais, vídeos, jogos, exigiu do professor disponibilidade e vontade de transformar a matemática em uma disciplina atrativa e de melhor compreensão. O desafio do presente trabalho é identificar como as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação podem ser inseridas nas salas de aulas, contribuindo, principalmente, para melhor aprendizagem dos alunos, através da plataforma Khan Academy, com o objetivo de investigar de qual forma a plataforma pode dinamizar o espaço da sala de aula e o processo de ensino e aprendizagem, assim oferecendo possibilidades ao docente de ensinar conteúdos de forma inovadora e os alunos aprender no seu próprio ritmo, construindo o saber, através da gamificação e vídeos. Para tanto, o trabalho foi desenvolvido com 16 alunos do 9º ano do ensino fundamental, do Colégio Militar Tiradentes VI, verificamos com esse estudo, que o uso da plataforma Khan Academy adaptativa em sala de aula, desde que feita de forma correta, com planejamento e estudo adequado, se torna benéfica para o processo de ensino-aprendizagem da matemática, levando o aluno a se interessar pela disciplina, o tornando sujeito ativo nesse processo, sendo assim autor de seu próprio conhecimento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 70177 - LÉLIA DE OLIVEIRA CRUZ
Interno - 8730 - CELINA AMÉLIA DA SILVA
Externo à Instituição - LIAMARA SCORTEGAGNA - UFJF
Notícia cadastrada em: 20/08/2021 17:15
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1